5 erros mais comuns nas empresas familiares

Deixe um comentário

18 de julho de 2018 por Semio Timeni

hand-162127_640

Se é certo que as empresas familiares têm mais vantagens do que desvantagens, o desafio de perpetuar o negócio para dias onde o fundador não esteja mais no seu comando ainda é o maior entre todos. Aqui aponto os 5 erros mais comuns e que muito tem a ver com o estilo de administrar essas empresas no nosso país.

  1. Finanças pessoais x empresariais: maior de todos os erros e que não atinge apenas as empresas familiares, confundir as contas pessoais com as da empresa, seu dinheiro com o dinheiro do caixa ou o apurado com lucro é fatal e ameaça a empresa desde a primeira geração.
  2. Falta de uma visão única: essa é a tarefa maior do fundador, compartilhar sua visão de futuro e alicerçar, de forma participativa, as fundações que projetam a empresa para um futuro comum. Isso tem a ver com a criação da cultura empresarial, onde o fundador, influenciado por todos, inclusive os não membros da família, como empregados ou consultores, define os seus valores, seus horizontes, seus desejos, enfim, o futuro da empresa. Trabalhar isso de forma estratégica é fundamental.
  3. Profissionalização da gestão: o termo, muitas vezes mal interpretado, convida aos membros da empresa familiar a entender as competências técnicas e comportamentais necessárias para sua sobrevivência presente e futura.
  4. Desinteresse familiar: tema complexo, que precisa ser encarado com maturidade por todos os envolvidos, a fim de entender os papeis que cada um quer preencher, seja como gestor, seja como herdeiro, seja como herdeiro gestor.
  5. Disputas de poder: resolver conflitos pessoais, compartilhar o poder sem conservadorismo e definir papeis em prol do futuro da empresa – e, como não?, da família – é imprescindível em busca de um presente harmônico e futuro próspero.

Essa lista não tem a pretensão de reunir todos os problemas, mas sem dúvida, se encarada de forma consciente, os problemas acima podem ser minimizados ou mesmo dirimidos em prol da empresa e da família.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: