Como se tornar uma família empreendedora

Deixe um comentário

17 de julho de 2018 por Semio Timeni

Muita gente está afeita ao termo empresa familiar como a empresa que tem a gestão compartilhada entre os membros de uma família. Mas isso não quer dizer o mesmo que família empreendedora. E explico aqui porque.

A asserção da palavra empreendedor está ligada a negócios, mas a concepção contemporânea do termo tem muito mais ligação com a forma de se apresentar ao mundo, de se encarar a vida. Ser empreendedor é ter visão de futuro, é planejar com a flexibilidade do bambu, que se verga com as intempéries, mas não quebra. É ser autoconfiante sem ser arrogante, é correr riscos sem ser afoito, é querer crescer muito e de forma constante. Como ensina o professor Fernando Dolabela: podemos identificar o empreendedor pela sua forma de ser, não pela atividade que exerce.

Por tudo isso é certo afirmar que um empresário pode ser um empreendedor, mas nem todo empreendedor é empresário.

Nessa direção, uma empresa familiar não torna automaticamente a família detentora de seu capital social uma família empreendedora.

rawpixel-661924-unsplash

Para se tornar uma família empreendedora muito mais é exigido dos seus membros, a começar pelo fundador, que precisa transmitir seus valores como forma de criar um pensamento coletivo e que conquiste descendentes e colaterais.

Também é imprescindível criar uma visão comum através da construção de metas: como querer que um herdeiro continue seu legado sem conquista-lo através dos valores e visão coletiva? Impossível! E aos herdeiros tem que se dada a oportunidade de influir nas metas empreendedoras, tornando-se não apenas um descendente, mas um verdadeiro sucessor, envolvido no desenvolvimento da empresa e da família de forma transgeracional.

Portanto, se a necessidade ou a oportunidade ajudaram muitos fundadores a prosperarem suas empresas, competências empreendedoras são necessárias para prosperar seu legado através da sua família.

 

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: