Empresas familiares: Razão x emoção

Deixe um comentário

10 de junho de 2018 por Semio Timeni

Chamado de grande desafio na gestão das empresas familiares, o binômio razão e emoção tem permeado o ambiente dos negócios desta importante parcela da economia brasileira, pois se a imensa maioria das empresas nacionais acaba com as 4 famosas letras LTDA. – abreviatura que aponta o tipo de organização das cotas da empresa, no caso, de responsabilidade limitada – a verdade é que o sobrenome de uma família empreendedora está intimamente ligada à razão social. Vivemos numa era de Silva LTDA., Cavalcanti LTDA., Oliveira LTDA. Muda o CNPJ, muda até o sobrenome… mas os problemas e as virtudes são muito similares.

 

Screenshot_2016-07-02-13-21-11

A forma de encara-los é que precisa ser consciente e planejada. Vejamos por exemplo, na ótica do binômio razão e emoção, cenas como essas:

Situação 1: Varejista em segunda geração, tocada pelo fundador e 3 irmãos. Uma neta do fundador se forma em fonoaudiologia, mas com a retração de mercado, não consegue algo em sua área. O pai pede emprego para a filha no estoque da empresa. Como lidar com o fato?

Situação 2: Um herdeiro trabalha a 12 anos na empresa fundada pelos seus pais. No período estudou administração e fez pós-graduação na área, mas tem fortes problemas de relacionamento com seus pais por não concordar com os rumos da empresa. Vive frustrado e reclamando, na empresa e nos encontros familiares. Como fazer numa situação dessas?

Situação 3: Fundada por 2 irmãos, a empresa tem hoje entre esposas, cunhadas, filhos, sobrinhos, primos e noras, um total de 11 pessoas trabalhando. A empresa precisa crescer, mas sente a cobrança de uma gestão mais ágil e antenada com o mercado. Demissões são necessárias entre os parentes. Por onde começar?

57e710b9ec1ce5.6361997957e710b9cd32b4.54373332

Estas são situações cotidianas que demandam o binômio razão e emoção ser desafiado. Se são as empresas de gestão familiar, com toda as características comuns e ao mesmo tempo únicas, que geram uma parcela considerável de riqueza, de emprego, de renda no Brasil, a sua perpetuidade está intimamente ligada a encarar fatos como os acima expostos com o equilíbrio da razão e da emoção com foco na prosperidade tanto da família quanto dos negócios.


Semio Timeni (MBA, MSc e Advogado) é consultor especializado em empresas familiares.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: