Profissionalização da empresa familiar 

Deixe um comentário

7 de junho de 2018 por Semio Timeni

09-09-16

O tema da profissionalização da empresa familiar é importantíssimo e muita gente tem errado ao definir a questão. Antes de explicar qual o cerne desta questão, permita-me um conceito resumido de empresa familiar: toda aquela que tenha entre seus sócios e seus dirigentes membros da mesma família (marido e esposa, pai e filhos, primos, etc.). Ou seja, o controle do capital social da empresa, bem como a gestão, está nas mãos de pessoas com laços sanguíneos e afetivos.

sao-ferias-empresafamiliar

Agora ao erro: muitos afirmam erroneamente que profissionalizar a gestão de empresa familiar é contratar membros não familiares para administra-la, afastando todos os membros da família da gestão. Isso é uma bobagem que infelizmente tem trazido uma visão até mesmo preconceituosa sobre a verdadeira dimensão do processo de profissionalização de uma empresa familiar.

E qual o conceito correto? Profissionalizar a gestão é preparar os membros – sejam eles da família ou não – para administrarem a empresa dentro de critérios reconhecidamente adequados para que esta prospere.

Business Owner

Profissionalizar é, por exemplo, definir os papeis dentro da empresa, evitando confundir as relações de afeto (típicas de uma família) com as necessárias competências inerentes a um gestor. É ter um planejamento estratégico claro e compartilhado, direcionando ações com foco em entender e atender aos clientes. É incentivar a inovação e a criatividade como diferencial competitivo a ser defendido por todos. É criar ferramentas de monitoramento e controle, com indicadores de desempenho claros para a boa gestão.

Essas são algumas das competências necessárias a serem desenvolvidas dentro de uma empresa familiar. Na verdade, em qualquer empresa! Por isso eu pergunto: você viu alguma coisa que não possa ser aplicada numa empresa com gestão de membros da mesma família?

Definindo os papeis, desenvolvendo as pessoas (da família ou não), criando critérios, entre outros passos, uma família pode se desenvolver e desenvolver a empresa na qual é sócia.


Semio Timeni (MBA, MSc e Advogado) é consultor especializado em empresas familiares.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: