As mulheres e as empresas familiares

Deixe um comentário

26 de maio de 2018 por Semio Timeni

e43d01e7-a49c-4097-b5cb-b7d5f8e698bb

As mulheres têm, ao longo dos últimos 100 anos, conquistado seu papel de protagonistas na vida cotidiana. Basta olharmos para áreas como a medicina, o direito, a gestão pública… As mulheres são relevantes profissionais em setores onde muitas vezes suas avós só poderiam ocupar em seus sonhos.

E nas empresas familiares? Já vivemos numa sociedade onde a sucessão na gestão das empresas familiares é pautada por critérios modernos ou ainda vivemos tempos medievais (onde o primogênito do sexo masculino herdará o comando da empresa) nesta importante parcela da nossa economia?

Existe um estudo denominado “Women in Leadership”, que buscou abranger as 25 maiores empresas familiares de 21 países, dentre eles o Brasil, conduzido pela consultoria Ernst Young e a Kennesaw State University, que concluiu questões interessantes acerca do tema mulheres e empresas familiares.

Segundo esta pesquisa, 55% das empresas tem ao menos uma mulher como membro da diretoria, inclusive mulheres que não fazem parte da família. Já em 41% do universo pesquisado foi narrado que os membros femininos da família têm aumentado o interesse em se envolver com a gestão da empresa, sendo que em 30% destas empresas sua diretoria está considerando fortemente a indicação de uma mulher para o cargo maior da Organização.

20180419163150741886i

Sim, a liderança feminina está ganhando espaço nas empresas familiares, inclusive de maneira mais rápida do que nas empresas não-familiares. Entre estas mulheres em cargos de liderança existem também as herdeiras, que tem criado, segundo a pesquisa acima apontada, modelos inspiradores para seus liderados, de valorização do pensamento de longo prazo e de fomento de um ambiente inclusivo onde os colaboradores entendem que as pessoas são importantes, não apenas o lucro.

Gigantes-Invisíveis

São muitos os papeis desempenhados pelas mulheres nestes tempos que vivemos, mas é certo que a elas é reservado o protagonismo não apenas como herdeiras, mas como gestoras das empresas das suas famílias.


Semio Timeni (MBA, MSc e Advogado) é consultor especializado e empresas familiares.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: