Compliance: você é ético no trabalho?

Deixe um comentário

4 de junho de 2017 por Semio Timeni

Adoção de práticas como responsabilidade, transparência e humildade fazem parte da rotina de profissionais í­ntegros

Do portal Administradores.com

Ética, honestidade e moralidade são palavras que estão em alta em função da atual crise política vivida no Brasil. Escândalos de corrupção que vieram à tona nos últimos dias envolveram grandes corporações a corruptos em uma troca de favores e (muito) dinheiro. Assim como há uma teoria que o político é reflexo do povo de seu país, as empresas, com certeza, são reflexo do comportamento de seus funcionários. Você já parou para pensar se adota práticas íntegras na sua rotina corporativa? Sigilo, comprometimento e responsabilidade estão entre as principais atitudes de quem quer agir de acordo com leis e princípios.

“Ser um profissional ético não é algo simples, uma vez que vivemos em meio a cultura do ‘jeitinho brasileiro’. Em muitos ambientes, familiares ou profissionais, tirar vantagem de forma indevida é uma atitude incentivada e elogiada, o que acaba contaminando aqueles que adotam uma postura correta”, enfatiza Scher Soares, especialista em mudança de comportamento. Segundo ele, porém, para ter uma carreira longa e respeitada, transparência e integridade devem ser consideradas requisitos e virtudes fundamentais. “Naturalmente, o mercado seleciona os melhores, dignos de conquistar o respeito de clientes, parceiros, colegas e demais colaboradores. São essas pessoas que vão guinar a companhia e sua própria carreira”, explica.

O termo “compliance” ganhou destaque nos últimos anos com uma onda de empresas que buscam uma boa imagem perante seus públicos de interesse, como consumidores, acionistas e, principalmente, colaboradores. A origem é do inglês “comply”, que significa obedecer uma regra. De acordo com Scher, é preciso ir além de seguir uma norma, as atitudes de um profissional ético devem ser autênticas, parte de suas características fundamentais.

Cinco atitudes de profissionais éticos:

  1. Transparência: não fazem nada que não possa ser assumido em público;
  2. Responsabilidade: é pontual em termos do horário de trabalho e rigoroso em questão de políticas, normas e procedimentos da empresa;
  3. Sigilo: não leva informações confidenciais para fora da empresa;
  4. Humildade: cultiva boa relação com chefes, todos os colegas de trabalhos e evita fofocas;
  5. Comprometimento: zela pela imagem da empresa em todas suas tarefas do dia a dia, seguindo à risca sua visão, missão, valores e código de conduta.

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: