De chefe a líder

Deixe um comentário

19 de março de 2017 por Semio Timeni

5392684_orig

Semio Timeni é MBA em Empreendedorismo (NSU/Florida) e Mestre em Administração (UFRN)

Você sabe como ser um verdadeiro líder? Será que seus empregados o veem como um líder que inspira e motiva a alcançar as metas ou um chefe intransigente que só sabe dar ordens e humilhar quem o cerca? Lógico que você quer – ou pensa – ser o primeiro, mas são as suas atitudes que definem quem você verdadeiramente é. Listo a seguir alguns comportamentos que você precisa incorporar na sua vida se quiser se tornar um verdadeiro líder.

1) Goste de pessoas. Mais do que isso, goste de cada uma das pessoas que você lidera. E o que isso significa? Que só se gosta do que se conhece, ou seja, você precisa entender cada um dos seus liderados com suas características únicas, suas personalidades, seus talentos e suas fraquezas.

2) Aprenda a delegar. O cerne deste verbo (do latim delegare), está no ato de confiar, de dar poderes para agir em seu lugar. Chefes são aqueles que pensam que delegam, mas não confiam, e assim querem saber ou fazer tudo. Um verdadeiro líder confia, delega, traça a meta, periodicamente acompanha, ensinando ou reescrevendo o roteiro sempre que necessário.

3)  Guie, não controle, seu time. Tem tudo a ver com o comportamento anterior. Por não confiar nos outros – ou achar que é a única pessoa competente que conhece – o chefe costuma fazer o denominado microgerenciamento: quer acompanhar tudo de perto, na lupa. Um líder se legitima na ação de guiar seu time em busca dos resultados traçados, acreditando no seu liderado porque, antes de tudo, fez seu papel de ensinar e apoiar cada um, individualmente, a dar o seu melhor.

4)  Motive-os pelo coração, não pelo medo. Chefes querem ser temidos, muitas vezes esquecendo o que verdadeiramente interessa, que é o resultado. Medo só gera dependência, stress e resultados medíocres no longo prazo. Quando você motiva pelo coração – ou seja, descobrindo o que faz os olhos do seu liderado brilhar – você terá um colaborador mais focado, mais competente e gerador de resultados sustentáveis.

5) O sucesso é fruto do coletivo, e se você quer ser um líder que alcança resultados reconheça a participação do seu time. Você conhece chefes que são os primeiros a detonar com seus times quando acontece o fracasso? Pois saiba que ser um bom líder significa também chamar para si as derrotas, reconhecendo o que pode ser corrigido e focando no próximo passo.

6) Seja flexível, adaptável, estimule a criatividade e esteja aberto à mudanças. Instigue o novo, abrace as sugestões, discuta, debata – mesmo que nem sempre acatadas, estas sempre fluirão se você incentivar, e assim lhe ajudará a nunca deixar a acomodação de velhas regras criar ferrugem na engrenagem do seu time.

7) Nunca tema o risco. Aqui cabe uma reflexão. Digamos que você seja o líder num time de cirurgiões e enfermeiros num hospital. Num ambiente como este você acredita que existe muito espaço para a criatividade e as mudanças? Acho que não… Seguir regras claras e normas já consolidadas ajuda a diminuir os riscos sempre presentes numa sala de cirurgia. Contudo, liderar este time não impediria você de criar o ambiente necessário para o debate, envolvendo a todos na melhoria contínua dos processos, pois mesmo a mais antiga técnica de operação aperfeiçoou-se graças aos que não temeram arriscar.

Um dos maiores líderes do século XIX, Abraham Lincoln, uma vez ensinou: a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. Pense nisso. Bom trabalho! Sucesso!

 

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: