5 conselhos para quem quer transformar uma ideia em negócio

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26 de maio de 2016 por Semio Timeni

ideia-criar

 

Por Carolina Fuad, coordenadora do centro de empreendedorismo e inovação do Insper, e Rodrigo Amantea, coordenador acadêmico dos programas de educação executiva do Insper, para o Portal Exame.

Dúvida do leitor: Como é a fase que antecede o plano de negócios de um empreendimento e como desenvolvê-la?
Respondido por Carolina Fouad e Rodrigo Amantea, especialistas em empreendedorismo

Escrevemos este artigo para você que está pensando em empreender, tem uma ideia, mas ainda não tem um plano de negócios, e acha que talvez seja cedo para ter. Esta primeira fase é uma oportunidade para testar sua ideia e torná-la mais inovadora. Um tempo inicial investido no design de seu futuro negócio, que pode ter impacto positivo no desenvolvimento, ou até dar uma direção completamente diferente da imaginada inicialmente.

Mas, o que dá para fazer nesta fase? De forma bem simples e resumida, você deve entender melhor seus futuros clientes e parceiros, e verificar se seus produtos ou serviços atraem e despertam desejo como você imaginava que deveriam.

Seguem algumas dicas:

1 – Busque compreender melhor o ecossistema onde seu futuro negócio estará inserido, mapeie as diversas partes interessadas, ou stakeholders. Eles podem ser potenciais clientes no futuro, fornecedores, formadores de opinião, pesquisadores, investidores e até familiares e amigos. Selecione alguns para um bate papo, ou até uma entrevista mais estruturada.

2 – Mergulhe no mundo de seus potenciais usuários ou clientes, para obter conhecimentos de primeira mão, sobre as necessidades mais prementes para o desenvolvimento dos seus produtos ou serviços.

3 – Leia e estude o mercado. O que já tem disponível? Sua solução é inovadora e vai oferecer algo diferente do que as pessoas já conhecem e utilizam? Pergunte bastante e ouça todas as respostas, elas podem te ajudar a melhorar ou até mesmo repensar a sua ideia.

4 – Você seria seu próprio cliente? Sua visão crítica sobre a sua própria ideia também é importante. Considere os seus valores e princípios, não desista perante o primeiro ‘não’ que ouvir, e não desanime diante das críticas. Use tudo a seu favor, e continue desenvolvendo a ideia.

5 – Prototipe cedo. Há vários métodos de prototipagem que podem ser bastante úteis em fases bem iniciais do negócio. Novas ideias precisam de muita prototipagem e trabalho antes que estejam prontas para o lançamento, portanto nada melhor que começar cedo. Nesta etapa, aproveite os erros para melhorar, coletar mais informações e novas percepções, para testar com futuros usuários, ajustando e amadurecendo ainda mais a sua ideia.

Este trabalho inicial pode ser fonte de motivação para levar a sua idéia adiante. Com diversos stakeholders colaborando com seu negócio desde cedo, é muito mais provável que eles estarão motivados com a sua efetiva implementação. E o plano de negócios? Bem, quando chegar a hora de fazê-lo, você estará mais consciente e irá prepará-lo de forma muito mais eficiente!

 

 

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