Você é perfeccionista?

Deixe um comentário

3 de janeiro de 2016 por Semio Timeni

26-PSICOLOGÍA-LOS-PERFEC,photo01
Você é perfeccionista? Sei que buscar a qualidade em tudo que faz pode gerar resultados positivos, até porque para o perfeccionista o que pode parecer aceitável muitas vezes está acima dos padrões de excelência da maioria. Mas a que preço? E a carga emocional e física advinda deste alto nível de exigência, compensa?

perfeccionismo4

O que para muitos pode parecer uma boa característica, para quem sofre deste mal sabe o peso que é ser perfeccionista. Entender-se assim é o primeiro passo para que se busque ações para minimizar os males deste traço de personalidade, buscando na mudança comportamental sustentável a fortaleza para não se tirar o foco em resultados saudáveis a longo prazo, sejam na vida pessoal ou profissional.

exceso-de-perfeccion

Se você se identificou com este texto até aqui, vá até o fim. Proponho um remédio para você melhorar sua performance. Mas antes, divaguemos sobre o tema.

Em muitos casos o perfeccionismo pode ser descrito como uma neurose, que leva a um estado de descontentamento com tudo que se faz. Este sentimento pode fazer com que o perfeccionista evite o risco, não tenha jogo de cintura ou se prenda a detalhes imperceptíveis para outros – o que redunda em atrasos constantes e ineficiência, ou ainda depressão.

A ciência já se debruçou sobre o tema. Um interessante estudo foi publicado pelo Journal of Health Psychology (Fry, Prem; Debats, Dominique. Perfectionism and the Five-factor Personality Traits as Predictors of Mortality in Older Adults). Foi levantada a hipótese sobre uma ligação entre o perfeccionismo e a mortalidade na vida adulta. No estudo, foram acompanhados durante seis anos e meio 450 participantes, e ao final ficou demonstrado que no universo pesquisado houve um risco de morte maior naqueles participantes com alto perfeccionismo e neuroticismo.

perfeccionismo

Quer dizer que qualidade em excesso faz mal? Faz! Principalmente para o perfeccionista! Como já diz a sabedoria popular, tudo em excesso é ruim. Até mesmo buscar sempre a qualidade.

frase-o-perfeccionismo-nao-existe-entender-isso-constitui-o-triunfo-da-inteligencia-humana-a-alfred-de-musset-158066

Já imaginou o maior comediante de todos os tempos, Charles Chaplin, como um ditador? Pois ele foi assim descrito por alguém muito próximo, sua filha e também atriz Geraldine Chaplin, quando questionada sobre este traço de personalidade tão forte no pai, o perfeccionismo. “Ninguém podia fazer tudo tão bem quanto ele”, falou a atriz.

perfect-progress

Pois é, para o perfeccionista, a insegurança em si também se desdobra na falta de confiança no outro. E o cerne de uma das competências mais apreciadas nas pessoas empreendedoras, a liderança, fica fatalmente prejudicada por um perfil dominador e frustrante, que termina por não gerar os resultados pretendidos.

Foco

Mas, afinal, qual solução? Foco no resultado. Sempre! Entender que o que gera o resultado é a ação, que o perfeccionismo imobiliza e que a qualidade não tem um fim, que é um processo, não o objetivo em si, retira o peso dos detalhes. Perceber que a qualidade tem que andar de mãos dadas com a eficiência também ajuda, pois de nada adianta buscar um elevado padrão de qualidade sem se importar com os custos ou com o tempo.

Se a austeridade exagerada atrasa a sua pontualidade e a inflexibilidade tira o seu foco do resultado, talvez você esteja dominado pela força do perfeccionismo. Mas se quiser, verdadeiramente, você muda. Porque, como já ensinava Nietzsche, “não é a força, mas a constância dos bons resultados que conduz os homens à felicidade”. Pense nisso. Bom trabalho. Sucesso.


Semio Timeni Segundo (MBA, MSc.) é Advogado, Consultor Empresarial e Business Coach

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: