Seja um caçador! [Sobre finanças pessoais]

Deixe um comentário

26 de agosto de 2015 por Semio Timeni

 

Quero convidar você para um caçada. Mas já vou avisando que só será vitorioso nesta jornada quem tiver comprometimento. Trata-se de rastrear e prender um bicho arisco e veloz chamado dinheiro!

caderno-financ3a7as-pessoais-2

Ser diligente com o dinheiro é uma tarefa que deveria permear a vida de todos, o tempo todo. Mas se você está preocupado com tempos de vacas magras, está aí mais um bom argumento para exercitar o comprometimento com seu dinheiro.

 

E diga-se, este exercício tanto pode ser exercido na pessoa física quanto na jurídica! Interpretadas as dicas que vão a seguir, a maior recompensa será uma saúde financeira mais equilibrada – e também uma melhor saúde mental?

blog-financas-pessoais

Vamos às dicas!

 

1) Controle financeiro: não tem jeito, se você quiser economizar, tem que controlar as saídas do seu dinheiro. Anote tudo que você gasta. E nem precisa ser no computador: pode ser num caderno ou agenda – depois de criado o hábito, você vai introduzindo a tecnologia. Quer uma forma simples? Use o sistema de envelopes do consultor americano Dave Ramsey, que consiste em separar em envelopes de papel o dinheiro das despesas do mês. Mas primeiro você separa o valor referente aos gastos correntes, aqueles que não tem jeito, você precisa gastar: aluguel, condomínio, luz, etc. Depois você separa em envelopes os valores que você se dispõe a gastar mensalmente, como roupas, combustível, restaurante, entretenimento, etc. Agora você só pode gastar o que está dentro do envelope. E se naquele mês você precisar gastar um pouco mais em combustível? Você poderá transferir de um envelope para outro, tipo gastando mais em combustível terá menos em entretenimento. No mês seguinte você deverá repor apenas o que se comprometeu a gastar, mesmo que não tenha gasto todo o valor. Se sobrar dinheiro, você poupa.

insdadex

2) E por falar em gastos correntes – aqueles que você não tem como evitar, como aluguel ou condomínio – fica a dica: sempre tem como economizar. Você pode até dizer que não tem muito espaço para economizar no condomínio ou na escola dos filhos (será que não?), mas em energia elétrica, água ou supermercado, por exemplo, você poderá ter excelentes economias ao partir para ações focadas em resultados. Envolva a família, mostrando o quanto um banho demorado ou as luzes esquecidas acesas, impactam no orçamento da casa. Crie uma “cesta básica” para sua casa, com produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos e bebidas, entre outros itens que são indispensáveis para vocês, e deixe espaço para os extras, reservando uma quantia “x” para isto.

 

3) Use a criatividade sempre!! Exemplo? Será que não tem ninguém no seu condomínio ou vizinhança que trabalha perto de você? Que tal fazer rodízio de carro? Nada de timidez, participe de reunião de condomínio ou circule um email entre os colegas da empresa, perguntando quem topa economizar! Você verá que além de mais econômico é muitas vezes mais prazeroso ir na companhia de alguém para o trabalho.

20140702-dinheirama-3-regras-ouro-financas-pessoais

4) Entretenimento é muito importante, mas não precisa ser caro! Que tal ver o futebol junto com amigos em casa? Cada um leva sua bebida e tira-gosto. E que tal trocar o cinema com as crianças por uma ida à praia ou caminhada no Parque das Dunas? Você ficará impressionado como é prazeroso e econômico!

 

Última dica por hoje: cuidado com telefonia. Hoje é um dos custos mais irracionais numa família. Procure o melhor plano, fixe limites, seja reflexivo sobre o uso do seu dinheiro. Como um bom caçador, saiba ficar à espreita do seu dinheiro. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é Business Coach

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: