Crise, crise, crise…

Deixe um comentário

13 de agosto de 2015 por Semio Timeni

Está cansado de ver crise por todo lado – inclusive no título acima? Então aqui vão algumas boas notícias e uma pitada de dicas para você ajudar a sua empresa a enfrentar os momentos difíceis.

A maior de todas as boas notícias é que a crise não vai durar para sempre, não vai atingir todos na mesma intensidade e faz parte de toda história da humanidade viver períodos de baixa. Acorde pra isto! Ficar preso nas lamúrias não vai ajudar em nada! O Brasil vai sim passar por momentos difíceis. O dólar vai oscilar bastante, a inflação tende a subir e a geração de emprego está ameaçada. Estou prevendo o futuro? Talvez… Minhas fontes? Capas de jornais brasileiros nos últimos 40 anos. Sim, uma pesquisa rápida na internet e você verá que o Brasil já atravessou crises com os tópicos acima.

10243-zii-trend-diapo-1

Como eu costumo dizer, o sol continua a brilhar mesmo que esteja chovendo horrores! Você pode não estar vendo, mas ele está lá, concorda?

Olhe para dentro da sua empresa e descubra o que pode melhorar. Por exemplo? Pegue suas fontes de receita e reflita: quais são os meus principais clientes? Como posso cativa-los? Ou ainda, caminho inverso, pegue suas fontes de despesas e pense: como posso diminui-las? O que posso fazer para tornar mais eficiente meus processo? Como diminuir meus custos?

td_relacao

E se sua meta é diminuir custos, a melhor dica é envolver seus colaboradores. Pergunte a eles como. Crie reuniões rápidas e peça dicas. Premie as melhores, e se o dinheiro está curto, elogio não custa nada mas faz um bem danado! Também use sua criatividade e aplique prêmios como uma sexta-feira com folga, horários de trabalho flexíveis ou almoço com você! Dia desses vi um prêmio bacana: o ganhador recebeu uma carta direcionada a esposa. O que tinha nela? O reconhecimento do patrão do quanto o seu colaborador tinha sido importante para empresa com a sua contribuição.

criatividade

E por falar em criatividade, vivemos um bom momento de usa-la no lugar do dinheiro. Por exemplo, revisando as compensações por vendas, realinhando-as às prioridades no negócio, envolvendo os líderes na empresa, criando indicadores de performances realistas, sem se descuidar das oportunidades que, mesmo na crise, existem – e muitas!!!

Também vale agir com entusiasmo para implantar ferramentas digitais para se conectar com as pessoas importantes para você, ou seja, seus clientes e colaboradores. Conectar, ligar, unir, criar vínculos… São ações que geram imensos resultados! Custa pouco ou quase nada em tempos digitais como o nosso e tem um impacto importantíssimo nos negócios.

connect

Encerro contando um história que me chega pelas redes sociais. A linha de ônibus 37 da Santa Maria, que faz Rocas para Satélite em Natal, tem quase sempre os mesmos clientes pela manhã, que usam aquele ônibus para irem ao trabalho. Pois sabe o que o Luciano (motorista) e o Adeilton (cobrador) fizeram para melhorar a vida desses clientes? Criaram um grupo no WhatsApp para avisar quando o ônibus está passando em cada parada! Algo simples, mas de muita valia para os clientes, que podem monitorar o caminho e tomar um café – ou até dormir mais um pouquinho – antes de irem à parada.

Short-Status-for-Whatsapp

Este é o bom desafio: como usar a criatividade, o conhecimento e a experiência de seus colaboradores, sempre colocando o cliente em destaque, para não deixar a crise lhe desanimar? Será que na sua empresa não tem algum Luciano ou Adeilton que podem lhe ajudar nisto? Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é business coach

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: