Por que é tão difícil contratar?

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3 de maio de 2015 por Semio Timeni

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Vira e mexe sou confrontado com a pergunta, muitas vezes em forma de desabafo, que coloca como é difícil contratar uma pessoa para formar e manter uma equipe com os melhores profissionais. E, infelizmente, esta indagação só nasce muitas vezes depois que o profissional já foi contratado, ou seja, quando a decepção se instala. Apesar de não existir uma receita universal para se ter equipes campeãs, é certo que a ciência da Administração já mapeou alguns importantes passos para diminuir os erros na contratação dos jogadores de seu time.

 

E quais são esses passos?

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Primeiro, defina o que você quer para sua empresa, começando pelos valores que você, enquanto empreendedor, quer replicar nela, bem como a missão que se dispõe a desempenhar e a visão de futuro, o que você quer que ela alcance. Envolva seus atuais colaboradores, pergunte a opinião de clientes, estude outras empresas, e ao final descubra o que é verdadeiramente importante para sua empresa existir.

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Já ouvi algumas pessoas dizerem que isto é bobagem… Espero que você não seja uma delas! Uma pesquisa feita nos EUA mostra que os empreendedores entrevistados assinalam que a missão, a visão e os valores são questões primordiais na captação e manutenção dos melhores colaboradores no mercado.

 

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O segundo passo que eu destaco é ter muito claro o que você deseja para o seu colaborador, ou seja, ter um descritivo da função a ser desempenhada. Parece algo lógico, não? Mas muitas vezes a realidade é que o empreendedor não tem muita clareza do que esperar do seu colaborador, pois nunca parou para entender o que o profissional que vai ocupar aquela função precisa saber/fazer/aprender.

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O terceiro passo complementa o anterior: uma vez que você tenha claro o que espera da pessoa a ser contratada, estabeleça pontos no desempenho dela para os primeiros dias, semanas e meses. Crie marcos (metas) na estrada do tempo de empresa para ela ir alcançando. Coloque-se no lugar da pessoa e imagine como gostaria que fosse seu primeiro dia de empresa, o que gostaria de aprender sobre o novo emprego, como melhorar no passar dos dias e semanas, etc. Poucos são os profissionais já prontos no mercado, e a sua função enquanto líder é se certificar que o seu liderado está num ambiente que proporcione a ele dar 100% do seu potencial.

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O próximo passo é criar um ambiente de questionamento constante. A inspiração deste passo vem de um livro do escritor americano Bob Nelson que já ensina muito a partir do título: Faça o que tem que ser feito, não o que lhe pedem (Editora Sextante). Nesta obra o autor ensina a “Expectativa Suprema”: mais do que ser contratado para realizar uma tarefa, o colaborador está ali para pensar, para discernir o que é bom para a empresa e agir sempre, questionando decisões e sugerindo novas abordagens. Crie um ambiente onde o status quo seja colocado à prova, envolvendo a todos num processo de crescimento mútuo – mas sem esquecer que a palavra final será sempre sua.

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Como quinto e último passo para contratar e manter os melhores perto de você: crie relacionamentos. Crie vínculos com seus liderados, lembrando sempre que não se trata de ser o melhor amigo para o seu colaborador, mas sim o melhor líder que ele pode ter; não é dar o que ele quer, mas o que ele precisa; não é caminhar ao lado, mas apontar a direção. Pensa nisso! Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é Business Coach

 

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