Se não quiser errar, pare e leia isso

1

22 de abril de 2015 por Semio Timeni

Escrevo sobre o mundo dos negócios, mas muitas vezes minhas dicas podem ser aplicadas em diversos contextos da vida. Será que é o caso do texto de hoje? Acredito que sim, que o que vou listar a seguir se aplica a qualquer oportunidade que a vida lhe der para vencer, com comportamentos que podem até soar como prática comum, mas que não tem como você fugir se quiser se superar!

f4e312d1fc4151d4479ee3013650123d

  • Pare de ficar à espera do melhor momento! A ação é o que gera resultado na vida. Não estou dizendo para não planejar… Estou dizendo que você precisa sair da estagnação e começar a se mexer! Faça este “melhor momento” acontecer, com planejamento sim, mas sem imobilismo, procrastinação ou preguiça!

dstNews_37698_storm

  • Pare de ficar vendo problemas em todo lugar! O pessimismo anda solto no nosso país e muita gente está virando especialista em ver problemas. Você é assim? Pois trate de começar a ver o sol por cima das nuvens negras! No mundo dos negócios tem um ditado que diz que por trás de todo problema existe uma oportunidade. E porque isso é verdade? Porque todo negócio visa atender a uma necessidade ou problema, simples assim! Lembre-se: de nada adianta o diagnóstico sem o remédio para tratar a doença!

 

  • Pare de ficar parado! Na cama ou no sofá, na frente da TV por horas a fio!!! Qual foi a última vez que você leu um livro? Ou fez um curso? A sociedade moderna está focada demais em entretenimento e lazer, desprezando o que nos trouxe até aqui: a educação! Olhe para si e pergunte-se: eu posso mais? O que me falta para ser melhor do que eu sou? Sem buscar o perfeccionismo – no fundo uma forma de procrastinação – defina parâmetros e metas e estabeleça novos limites para você. Existem diversos cursos online que você pode fazer, em prol da sua empresa, da sua carreira ou de você mesmo!

Improving long term planning.

  • Pare de pensar no curto prazo! Pense nos próximos meses, nos próximos anos e décadas! Essa é uma dica especialmente preciosa para quem quer montar um negócio. Conheço poucas empresas que geram lucro no curto prazo, e mesmo estas podem ter vários anos de preparação por trás, como um consultor que foi professor a vida inteira, por exemplo. Assim, pense na vida pessoal ou profissional como um pomar que você precisa regar diariamente, adubar, cuidar enfim, para que ele se torne uma fonte perene de frutos no futuro.

Screen-shot-2012-10-30-at-3.51.13-PM

  • Pare de culpar os outros! Comece a entender que você é o maior responsável pela sua vida, e que não tem qualquer sentido ficar culpando os outros pelas adversidades que acontecem nela! “Mas eles são os culpados”, você pode dizer. E eu responderei: e daí? Trate de sacudir a poeira, estancar o sangue e partir para outra! Neste ponto, permita me alongar um pouco mais. Conheço empresários que perderam o foco do sucesso simplesmente porque ficaram culpando o governo por tudo de ruim que lhe aconteceu. A questão é que governos, em maior ou menor intensidade, sempre criam obstáculos na vida dos seus cidadãos, em qualquer lugar do mundo! Assim, aprenda a lidar com os outros – você não é uma ilha! – mas entenda que depende de você correr atrás do seu sucesso!

team74

E aí, lugar comum? Tudo isso que eu disse você já sabia? Então o que está esperando para colocar em prática? Como já dizia o poeta inglês Samuel Coleridge “senso comum num grau incomum é o que o mundo chama de sabedoria”. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é Business Coach

Um pensamento sobre “Se não quiser errar, pare e leia isso

  1. Jorge Ivan da Costa Nogueira ? disse:

    Mais um excelente texto.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: