Tempos de formiga

Deixe um comentário

5 de abril de 2015 por Semio Timeni


sdasimages

 

É bem conhecida a fábula atribuída ao escritor grego Esopo e recontada pelo francês Jean de La Fontaine que narra a história da cigarra e da formiga, onde a primeira passa o verão cantando e curtindo a vida, enquanto a formiga trabalha duro se preparando para o inverno.

Pois é, o inverno para a economia do nosso país está chegando – se é que já não chegou. E o importante neste momento é agir como formiga, agir no presente para enfrentar as intempéries que fazem parte do ciclo da vida.

dinheiro

A primeira ação que recomendo é entender o caminho que faz o seu dinheiro, tanto o caminho da entrada quanto na hora de vai embora. Essa dica serve para a pessoa física ou para as empresas. Mas deixa eu me aprofundar na pessoa jurídica, pois engloba mais ações e termina por ajudar a pensar também de forma individual.

Assim, é imprescindível você pensar em como e no que sua empresa faz para o dinheiro entrar no seu caixa. Vende o que? Para quem? Como faz para receber? O que faz para atrair este dinheiro? E para reter? Como o dinheiro sai da empresa? Fornecedores e funcionários: quem são eles, o que fazem?

dinheiro2

Pare e reflita sobre os caminhos que o dinheiro faz, dando maior atenção aos grandes gastos, mas sem fechar os olhos para os pequenos. Tem um ditado que diz que ninguém tropeça em pedra grande… funciona assim também para os pequenos gastos, contudo não tem um impacto tão grande se você impõe um percentual de economia para estes tempos difíceis. Por exemplo, é mais impactante economizar 10% de 1000 do que 10% de 100. Assim, entendendo os grandes gastos, você pode gerar uma maior economia, mas sempre entendendo o que significa os pequenos gastos também.

 

Uma segunda ação que você pode praticar é enxergar este momento como uma oportunidade para se reinventar. Lindo, não? Até poético: nas crises surgem as oportunidades… E daí? Duvido que essa oportunidade não precise de muita ação, coragem e foco para gerar resultados! Vai precisar sair da zona de conforto, estudar melhor o mercado, entender o que se passa na cabeça de seu consumidor, enfim, trabalhar diuturnamente como fazem as formigas!

sadadfimages

Não tente abraçar tudo, delegue. Que tal criar uma equipe de ação? Reúna um time de 4 ou 5 funcionários, de várias idades, departamentos ou experiências, e coloque-os para pensar e agir com você. A proposta é: como se tornar uma empresa mais eficiente? Como oferecer um produto ou serviço diferenciado? Como aproveitar este tempo de crise para crescer?

Valorize as pessoas, incentive seu time a estudar outros mercados, a trazer exemplos de fora da empresa. Coloque missões pontuais, de crescimento semana a semana. Reunião rápida, poucos minutos para cada um falar, com sugestões e envolvendo todos na implantação. Você vai ver que muitas ideias vão surgir!

jkhloimages

E como última ação, pense diferente. Nada de sair cortando funcionários ou investimentos imprescindíveis, como em propaganda, por exemplo. É isto que fazem as empresas medíocres (de mediano, comum, sem ser original, sofrível). Não é tempo de ser medíocre.

confucio

O filósofo chinês Confúcio já ensinava que “o homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros”. Não fique sentado esperando o tempo melhorar! A boa notícia é que todo inverno, por mais frio e escuro que seja, sempre passa. Mas se você agir como a cigarra, pode não viver até lá. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é business coach

 

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: