Você tem tempo para ler este artigo?

2

22 de março de 2015 por Semio Timeni

Vejo que sim. Não se preocupe, não vai levar mais do que três ou quatro minutos… Você vai ter o resto do seu tempo para se dedicar a que você quiser!

E este é o cerne da questão lá de cima. No que você tem investido sua vida? Tem dedicado suas horas, dias e anos àquilo que verdadeiramente importa pra você? Trabalho? Sua empresa? E a família? Lazer? Como anda o seu comprometimento com o que realmente é relevante na sua vida?

a4438a2a-b728-41e6-8d2a-25212c99a6e0

 

Comprometimento é um dos comportamentos mais importantes no ser humano. Enquanto ser social, que vive em comunidade, lidando com outras pessoas o tempo todo, esta ação é uma grande alavanca para gerar resultados positivos.

 

Assim também concluíram diversos entre os mais importantes estudos sobre empreendedorismo já publicados: o comprometimento é uma característica sempre presente nos homens e mulheres de sucesso. Alguns estudos chegam a apontar o comprometimento como uma verdadeira pilar a sustentar outros comportamentos empreendedores, como o estabelecimento de metas e o planejamento, tão difundidos no mundo moderno.

pillars

 

E o que é comprometimento? Primeiro vamos à origem da palavra: comprometimento vem do latim “compromissus”, ato de fazer uma promessa, ou “com+promessa”, funcionando como se a pessoa entrasse na promessa, tornando-se a própria promessa, pois a sua palavra empenhada é a sua honra e a pessoa age para cumprir esta obrigação com algo ou alguém.

 

jbimages

Agora vamos à prática: compromisso com algo pode ser com as metas pessoais estabelecidas, com a empresa – também chamada de comprometimento organizacional – ou com a religião, por exemplo. Compromisso com alguém pode ser com a esposa, com os filhos ou consigo mesmo. Sem comprometimento é impossível ter sucesso na vida. Ou você se dedica a cumprir o que prometeu, ou vai fracassar. Simples assim.

 

Você concorda que ser comprometido é essencial? Ótimo. E porque aquela pergunta lá em cima?

Porque tão negativo quanto a falta de comprometimento é o excesso de comprometimento, de tal forma que não se tem tempo para aquilo valioso na sua vida! É quando você se dedica demais no meio de conseguir algo do na finalidade deste algo. Como trabalhar demais para ganhar dinheiro e não ter tempo para ver os filhos crescerem…

stress-2

Comprometimento em demasia leva a doenças físicas, psíquicas e sociais. Está se enxergando? Então o que fazer?

Primeiro precisa definir o que é mais valioso para você! Um bom exercício é você parar e escrever sobre você mesmo, como se estivesse se apresentando para alguém, sendo totalmente verdadeiro com as palavras. Em seguida liste o que você acredita ser mais importante, definindo prioridades.

don´t-stress

Nada de escrever “ser feliz” ou “ter sucesso”! Defina o que é “ser feliz” pra você! É jogar bola? É ver sua empresa faturar 1 milhão? 100 milhões? Talvez brincar com seus filhos? Fazer um curso no exterior? Assim você estará começando a definir objetivos de vida. Separe-os daquilo que você acredita ser o “caminho” para alcançar isto, que pode ser “economizar x” ou “falar inglês como um nativo”.

Organize seus projetos a partir do “O que?” e o “Como?”. E pregue isto na parede do seu quarto, na porta da sua casa ou sei lá aonde para que você possa ler e relembrar “O que” é verdadeiramente importante, e assim dosar se o “Como?” está consumindo mais comprometimento do que o necessário.

amanh8

Lembre-se: a vida é curta, curta-a! Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

 


Semio Timeni Segundo é Business Coach

2 pensamentos sobre “Você tem tempo para ler este artigo?

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: