Mas afinal, qual é a cor do vestido?

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8 de março de 2015 por Semio Timeni

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Se você estava no planeta terra nos últimos dias, você ouviu algo sobre a polêmica das cores do vestido: branco e dourado ou azul e preto? Não, não vou explicar aqui que porque ninguém errou independente da resposta. A internet está abarrotada de informações à respeito. O meu convite é para você pensar: será que seu cliente está tendo a percepção correta da sua empresa? Estão entendendo a mensagem que você quer transmitir? Afinal, qual a “cor” – a percepção – que eles tem da sua empresa?

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A verdadeira questão a se debruçar é: mais do que seu cliente conhecer seu produto ou serviço, você conhece o seu cliente? Digo isso porque são raros os produtos que são universais, que atingem 100% das demandas da população. Então sua energia tem que ser ter uma correta percepção do seu cliente, conhecer suas demandas e necessidades, entregar o que ele quer e precisa, na hora que ele quer, no lugar que ele decidir.

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Quer um exemplo? Comida é um produto universal, não? Concordo, mas uma churrascaria não consegue atender a toda população da Terra. Ela tem diversos limites – geográfico, temporais, capacidade de produção, etc. – que limitam sua atuação. Tem ainda aquele que não gosta de carne ou ainda aquele que nem conhece uma churrascaria! Então o foco da churrascaria tem que ser entender quem são seus atuais e potenciais clientes e convencer que ela faz a melhor carne e o melhor atendimento que o cliente pode esperar. E saber comunicar isto. Sim, percepção tem tudo a ver com Marketing!

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Pare e pense como você percebe o mundo… Tudo que você observa é construído de maneira única a partir dos seus cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. É através dos sentidos que três processos perceptivos acontecem: atenção, distorção e retenção seletiva.

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Vamos nos concentrar no terceiro. Cada um de nós só retém aquilo que é do nosso interesse, consciente ou inconscientemente. Somos bombardeados diariamente por centenas, talvez milhares, de mensagens, mas nosso cérebro só “percebe” aquilo que é do nosso interesse. É nesta construção que “estabelecemos” o mundo em que vivemos. Não tem certo ou errado, tem o que nosso cérebro interpreta como importante para reter.

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Entenda como seus clientes percebem sua empresa e seus serviços, o que eles acreditam ser importante que fazem eles escolherem você – ou seus concorrentes.

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Falando tanto em comida lembrei uma ocasião numa viagem. Pedi uma pizza e ao ser servido solicitei azeite. Alguns segundos se passaram e o chef veio à minha mesa, muito educadamente, me perguntar se eu já tinha provado da sua pizza e porque eu queria colocar azeite nela sem nem mesmo provar antes. Explicou seus temperos, o processo do molho, onde comprava o queijo… Ao final, perguntou porque os brasileiros gostavam tanto de azeite. Aí eu expliquei nossa influência portuguesa, como é saudável o azeite e coisas assim. Mais do que imediatamente ele providenciou o azeite com um sorriso dizendo: espero que goste do nosso azeite, e lembre-se que estaremos aqui para fazer a melhor pizza para o senhor.

Ele entendeu que pizza para mim só será uma deliciosa e saudável pizza se tiver com azeite, e que não tem certo nem errado, o que existe são percepções diferentes! Conhecer quem são seus clientes – atuais e potenciais – e focar neles são as duas melhores formas de garantir seu sucesso. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é Business Coach

 

 

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