Como lidar com o estresse

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21 de fevereiro de 2015 por Semio Timeni

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Não raro hoje muitas doenças estarem relacionadas ao estresse. Exagero dos médicos? Não é bem assim… Apesar do popular uso da palavra – que só começou a ser aplicada no sentindo atual em meados do século XX – o estresse pode sim ser o desencadeador de diversas mazelas na saúde do ser humano.

Mas o que está por trás do estresse acompanha a humanidade desde os primórdios. E não é necessariamente ruim ou bom. O médico endocrinologista austro-canadense Hans Selye, precursor da utilização moderna da palavra stress (emprestado da física, que significa tensão a que estão expostos os materiais), já ensinava que o sentindo correto do termo seria neutralidade – nem positivo nem negativo. Para Selye existem dois tipos de estresse: o eustresse, que indica que o indivíduo tem os meios (físicos, psíquicos, etc.) para lidar com a situação, e o distresse (distress em inglês – aflição, angústia, dificuldade), onde faltam esses meios – a exigência é maior que os meios para enfrenta-la. Acontece que a palavra estresse acabou ganhando ênfase somente no lado negativo – distresse – e virou sinônimo de desgaste físico e emocional.

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À prática: estresse trouxe você até aqui, vivo, lendo este texto! Sim, pois você passou por vários momentos na sua vida onde os estressores despertaram suas capacidades para lidar com aquela situação: atravessando a rua, estudando para uma prova, etc. Na verdade, nem existiríamos sem esta capacidade de reação: nossos antepassados seriam dizimados por animais ou na primeira carência de alimento.

Sim, o que quero dizer é que estresse é normal, faz parte da vida. Agora o que não é normal é o excesso… Este é um dos grandes males que passa a nossa geração conectada em demasia, sobrecarregada de decisões e pouca afeita a refletir sobre isto.

Este espaço é reservado para negócios, empreendedorismo, economia… Mas como falar em montar uma empresa se você não está conseguindo administrar sua própria vida?

Muitos estressores não são passíveis de qualquer ação da sua parte – morte de pessoas queridas, acidentes, doenças crônicas… – contudo uma boa parte deles podem ser administrados em busca de uma melhor qualidade de vida. Você fuma? Bebe? Sobrepeso? Briga com todo mundo no trabalho ou em casa? O que você pode fazer para enfrentar estes momentos de estresse?

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Pesquisa da TalentSmart, consultoria em inteligência emocional, apontou que 90% dos profissionais de alta performance sabem como gerenciar suas emoções nos momentos de estresse. E o que eles fazem para conseguir isto?

  • Gratidão por aquilo tem: cientificamente comprovado que reduz o estresse.
  • Pensa positivo: às vezes não é fácil… Mas é possível! Pratique e você conseguirá! É um fortíssimo aliado contra o estresse.
  • Não tem que ser perfeito, tem que ser feito! Foco no resultado! Sempre!
  • Autoconhecimento: reconhecer suas conquistas (gratidão) e também admitir suas falhas, priorizando hábitos saudáveis, como exercícios e sono.
  • Ter a rotina como aliada: num mundo cheio de estímulos externos ter uma simples rotina diminui bastante o estresse.
  • Dar relevância ao todo, não à parte. Pessoas de sucesso conseguem ver com amplitude sua vida e não se perdem nos pequenos detalhes.

 

Está vivo? Ótimo! Então prepare-se para o estresse, pois este faz parte da sua vida. Como ensina a consultora brasileira Leila Navarro “o estresse não é o mal do século. O mal do século é não saber administrá-lo”. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é Business Coach

 

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