5 dicas para o empreendedor começar 2015 motivado

2

16 de janeiro de 2015 por Semio Timeni

motivacao-forca-de-vendas

Após as festas de final de ano, o mês de janeiro demanda uma dose a mais de motivação para qualquer empreendedor. É nesse período que donos de pequenas empresas e startups devem investir tempo para se planejar.

Para Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper, o mais importante é definir as estratégias e ver qual caminho seguir. “O ano já começou, mas dá para correr atrás e fazer o planejamento do negócio. E se planejar, decidir onde buscar conhecimento e se capacitar”, afirma.

“As pessoas não devem olhar metas como um fardo e sim como um desafio”, complementa Alessandro Saade, professor do Master em Empreendedorismo e Novos Negócios da Business School São Paulo (BSP). Por isso, as metas devem ser bem traçadas e não impossíveis.

motivado

Para Marcelo Sinelli, consultor do Sebrae-SP, ouvir a opinião das pessoas com quem o empresário trabalha é uma maneira de diminuir o peso de ter que decidir tudo sozinho. Vejas as principais recomendações dos especialistas para quem deseja começar o ano de um jeito diferente:

 

  1. Reflita sobre o ano que passou

Refletir para planejar é uma das primeiras coisas que todo empreendedor deveria fazer neste começo do ano. “O empresário precisa fazer uma análise muito racional sobre a situação da empresa”, afirma Sinelli. Ele explica que com a atual situação da economia muitos empresários estão preocupados com uma possível crise no setor que atuam.

“É sempre bom ficar atento aos seus erros e acertos enquanto líder e gestor, principalmente nos erros para não cometer novamente. Isso dá um gás, pois é possível fazer de outra maneira quando se sabe onde errou”, ensina Cynthia.

Motivação-637x344

  1. Trace metas realistas

Definir metas faz parte do planejamento estratégico de qualquer empresa, mas um dos principais erros dos empreendedores é traçar somente metas anuais inatingíveis. “É necessário definir as metas atingíveis para 30 dias, como aumentar a rentabilidade ou se planejar para entrar em tal região do país. A motivação vem do dever cumprido”, explica Saade. O acompanhamento também é essencial para que as metas sejam cumpridas ou ajustadas.

  1. Identifique os pontos fortes da empresa

Encarar o negócio de maneira realista é importante para quem quer começar o ano bem. Enumere os pontos fortes da sua empresa e o que ainda é preciso melhorar. “O empreendedor tem que ter foco, estar atento com o consumidor e a concorrência”, resume Cynthia.

saimages

  1. Celebre com a equipe

Existem várias maneiras baratas de motivar os funcionários da sua empresa quando eles cumprem as metas. O empresário pode oferecer desde um café da manhã, um curso ou um dia de folga. “O tempo passou a ser uma moeda desejada. A recompensa para o dever cumprido acaba virando um estímulo a mais para as pessoas”, explica Saade.

Se dar feedback ainda não faz parte da sua gestão de pessoas, o ano ainda está no começo e é possível mudar o jeito de se comunicar com a equipe. “Comunique-se com muita transparência para que todos saibam o que está acontecendo com a empresa”, recomenda Sinelli.

  1. Saia da rotina para buscar inspiração

A capacitação do empresário e da equipe não deve ser vista como uma perda de tempo ou de investimento. Cursos online e presenciais, palestras, workshops e feiras são atividades que podem ajudar na solução de problemas e inspirar novas ideias.

Para Saade, é possível tirar proveito mesmo que somente um funcionário vá e represente a equipe. “A condição é de que ele volte e conte para os outros como foi e o que aprendeu de relevante”, explica. Essa recomendação é válida também para o próprio empreendedor.


 

Camila Lam, da Exame.com

2 pensamentos sobre “5 dicas para o empreendedor começar 2015 motivado

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: