10 regras para começar um negócio

Deixe um comentário

27 de dezembro de 2014 por Semio Timeni

Não importa a idade, sexo ou formação cultural, aqui ou em qualquer lugar do mundo muita gente tem dentro de si uma vontade grande de realizar algo, de conquistar sua felicidade através de um negócio próprio. Se este for o seu caso, vai aqui minha lista de 10 regras para você refletir antes de abrir sua empresa.

Screen_shot_2011-05-03_at_10.54.31_1.png.scaled500

  1. Se você não tem um propósito de vida, descubra antes de tomar qualquer decisão. Empreender significa adotar uma maneira de viver que implica riscos, competências e esforços que vão além de uma existência mediana. Sem saber se é este seu objetivo de vida, tudo vai ficar mais difícil.

14315209

  1. Aprenda com o fracasso, de preferência com o fracasso alheio. Mas não tema experimentar. O sabor da tentativa e erro é muito melhor do que o amargo de reconhecer que podia, mas nunca tentou. E o sabor da vitória é o gosto que só sabe quem se permite experimentar.

 

  1. Sim, dinheiro é importante, mas nunca é o maior motivo para se empreender. Se você só pensa em ficar rico, não empreenda agora. Procure antes um psicólogo.

 

  1. Sim, dinheiro é importante, e se você não sabe como vai ganhar dinheiro na sua empresa, descubra. Um caminho é encontrando a melhor forma de solucionar um problema ou atender uma necessidade.

A4860DDA2

  1. Estude muito o mercado. Depois, estude mais! E nunca deixe de estudar! Mas, no meio do caminho, trate de abrir sua empresa, pois ficar só aprendendo pode lhe fazer um bom aluno, mas nunca um empreendedor.

 

  1. Trabalho é aquilo que se faz no intervalo entre o café da manhã, o almoço e o jantar. Nunca inverta essa lógica.

love-your-customers-660x330

  1. Ame sua empresa com paixão e viva intensamente sua vida de empreendedor. Contudo lembre-se que sua empresa é o meio, nunca o fim. Serve apenas como veículo para permitir conectar-se com aquilo que é verdadeiramente precioso, como família e amigos.

designer-mugshots

  1. Contrate pessoas com brilho no olhar, com vitalidade e autoconfiança. Esse negócio de contratar pessoas “melhores do que você” é bobagem. Se elas forem melhores do que você, convide-as para serem suas sócias.

 

  1. E faça os outros sorrirem – clientes, colaboradores e fornecedores. Se você conseguir isto, está a um passo do sucesso.

keep-calm-and-learn-to-say-no

  1. Aprenda a dizer não. Tão importante quanto saber o que você quer, traçando metas e planejando o caminho para alcança-las, é manter o foco através da capacidade de falar esta palavra pequena, porém difícil de ser pronunciada por muita gente.

 

Um novo ano se inicia nos próximos dias. Que tal aproveitar para dar o primeiro passo numa nova vida empreendedora? Pense nisso. E um 2015 de muito trabalho e muito mais sucesso!


Semio Timeni Segundo é Business Coach

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: