Quer fazer sua empresa perder peso?

Deixe um comentário

15 de dezembro de 2014 por Semio Timeni

Quer fazer sua empresa perder peso? Não precisa me perguntar como, pois é só ler este artigo. Estou falando de você liderar um processo de melhoria de qualidade da sua empresa começando por uma técnica simples, super-prática e poderosa: a metodologia do 5S. Derivada de cinco palavras do japonês que, em tradução livre, significam utilização, arrumação, limpeza, normalização e disciplina, aplicar o 5S pode trazer benefícios para todos os envolvidos, com ganhos finais para o cliente.

E como se faz isto na prática? Vamos ao 5S!

1) O primeiro “S” é de Seiri, que convida a separar tudo que for desnecessário, fazendo o trabalho fluir, eliminando os obstáculos e mantendo somente os itens necessários para o bom desempenho do trabalho. Ou seja, tudo o que for inútil para os resultados planejados deverá ser guardado, vendido, doado ou mesmo jogado fora. Quer exemplos? Manter estoque acima do necessário, ou as luzes acessas em lugares vazios, e por aí vai.

selecao_de_fotos_antes_x_depois3

2) Seiton é o segundo “S”, chamado em português de senso de arrumação. É como já ensina o proverbio português “um lugar pra cada coisa, e cada coisa em seu lugar”. É guardar as ferramentas ou utensílios com eficácia e eficiência. Exemplo? Pense na contabilidade: pastas suspensas com etiquetas, organizadas em ordem alfabética, ou ainda se dividindo os assuntos por cores das pastas, com uma identificação na frente do gaveteiro com o que lá está arquivado. Já imaginou o ganho de tempo?

 

5s-300x2493) Limpeza é o que está por trás do significado da palavra Seisō, nosso terceiro “S”. É manter o ambiente de trabalho limpo de maneira contínua, e não simplesmente fazer da limpeza uma tarefa ocasional! É um comprometimento diário, como por exemplo ao fim de cada jornada, deixando o espaço de trabalho pronto para o dia seguinte, colocando ferramentas e equipamentos nos seus lugares ou fazendo manutenção preventiva nas máquinas para evitar deterioração.

4) Seiketsu tem a ver com criar regras para o bom funcionamento do trabalho. É a padronização das tarefas e procedimentos, tornando clara a maneira que a empresa funciona. Por ser uma metodologia passo a passo, onde este quarto passo vem precedido dos acima expostos, o Seiketsu vem num momento de maturidade de todos da empresa, e o convite é que eles se envolvam em tudo, inclusive na criação destas regras que vão gerir a pequena sociedade que eles fazem parte. Padronização tem a ver com definir avisos, horários, metas, posições, quantidades, etc. Inclua as regras informais que já existiam na convivência diária, aproveitando para deixa-las também por escrito.

editorias_gestao_20131017_e

5) Shitsuke é o quinto “S” e pode ser entendido como disciplina, e tem a ver com manter os quatro “S” anteriores, aprimorando-os. Neste estágio, com todos envolvidos e vivendo as benesses que esta técnica traz, os ganhos podem ser percebidos e a motivação para avançar cada vez mais instala-se. A ideia deste conceito está por trás da frase “faça o que tem que ser feito, e não o que lhe pedem”. Proatividade, enfim!

É certo que qualquer empresa, do tamanho que for ou setor que pertença, pode aplicar os passos da metodologia 5S e ganhar em produtividade e qualidade. E tudo que vai acima também pode ser aplicado ao mundo digital, como computadores, ou ainda na vida privada!

Para isto, basta querer eliminar o sobrepeso da sua empresa e agir! Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é Business Coach

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: