5 maneiras de vender mais

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29 de novembro de 2014 por Semio Timeni

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A época natalina é, para a maioria dos setores, o melhor período do ano, a data comemorativa mais lucrativa. Por outro lado, nunca os clientes tiveram tantas facilidades em comprar, com acesso a concorrentes diretos ou indiretos, on-line ou off-line. Como fazer para se destacar neste mercado e vender mais? Aqui vão cinco dicas de como aproveitar esta época do ano.

 

1) Junte-se e fortaleça-se! Essa dica pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, mas tem um poder especial de gerar resultados para aquelas que ainda não tem uma marca reconhecida: faça parcerias com outras empresas. A ideia é que você possa criar com empresas que atendam o mesmo público que o seu – mas que não sejam concorrentes diretas – parcerias onde uma empresa promova a outra. Por exemplo, uma loja de sapatos para as classes A e B pode distribuir cupons de desconto de uma loja de materiais esportivos, e vice-versa! Pode ainda promover por SMS ou email a empresa parceira, em troca de reciprocidade. Procure na sua rua ou no shopping que você está parcerias que possam aumentar seu alcance, usando a criatividade para atingir o maior número de clientes possíveis.

 

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2) Torne úteis as pessoas próximas a você! Como? Pedindo a elas que divulguem a sua empresa! Parentes e amigos podem ajudar na missão de tornar sua empresa relevante em meio a tantas propagandas de final de ano, simplesmente dizendo que você existe! Peça para ajudarem na divulgação de um panfleto ou até mesmo seu cartão de visitas, em todos os lugares que acharem conveniente: na igreja, no salão, no médico, no trabalho, e por aí vai! E se você pedisse a seus colaboradores para fazerem o mesmo com seus parentes e amigos? Imagine o poder de espalhar o nome da sua empresa uma ação como estas pode ter!

 

3) Facilite a vida do seu cliente com horários diferenciados, ou abrindo aos sábados e domingos, se isto for útil. Provoque com isto um motivo para você ligar para seus clientes atuais e assim convida-los a fazer uma visita. Pense em questões como estacionamento facilitado e fluxo dentro da loja nesta época que tem mais clientes comprando muito mais que a média do ano. Pense em como envolver o seu cliente no processo de compra, como no autoatendimento, de tal forma que torne sua loja mais ágil e eficiente.

 

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4) Potencialize suas mídias sociais! Crie promoções via Twitter, publique fotos dos seus produtos no Facebook ou no Instagram, agradeça com mensagens diretas via Whatsapp seus clientes, enfim, utilize estrategicamente este meio de contato para se destacar no meio da multidão!

 

5) Mande cartas! Sim, o bom e velho Correios podem entregar uma mensagem diretamente ao seu cliente ou público–alvo. Os e-mails também podem funcionar, mas todo mundo manda mala-direta via e-mail hoje em dia, não é? Seja diferente! Seja criativo! Um cartão bem bolado convidando para visitar sua loja – oferecendo, talvez, alguma promoção? – pode ser mais marcante que mais um email na caixa de entrada de seu cliente!

Estas são algumas ideias que você pode adaptar para a realidade da sua empresa e aplicar no Natal ou mesmo em outras épocas do ano! O que importa é criar o diferencial com foco em trazer seu cliente para perto de você! Pois, com diz o velho ditado, quem não é visto não é lembrado! Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é Business Coach

 

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