Quer saber? Saia das redes sociais!

2

16 de novembro de 2014 por Semio Timeni

redes-sociais

Por que você está nas redes sociais? É divertido? Está na moda? Que tal refletir sobre o que essa revolução tecnológica – sim, estou falando das redes sociais virtuais, como Facebook, Twitter e companhia – pode estar impactando na sua vida pessoal e profissional?

Não estou advogando pela eliminação das redes sociais da sua vida ou da vida da sua empresa – ou estou? Pode até ser, e só você pode concluir isto, pois o ponto principal é aquela pergunta lá do começo: você sabe porque usa as redes sociais? Qual são seus motivadores, seus objetivos, em postar no Twitter ou publicar uma foto no Instagram?

Uma das maiores reclamações dos empreendedores é a falta de tempo. Pois bem, pesquisas mostram que redes sociais são as maiores consumidoras de tempo da nossa era! A empresa de consultoria A.T. Kearney divulgou que 58% dos brasileiros pesquisados entram nas redes sociais diversas vezes por dia, bem mais que americanos (39%), alemães (36%) ou japoneses (32%), tornando nosso povo o que mais permanece conectado entre os países pesquisados.

Kearney-Study-Activity-e1415828935546

Você é assim? Quanto tempo você tem passado nas redes sociais?

daily_picdump_874_640_48

Outro dado interessante foi divulgado pela Business Insider: 60% das pessoas pesquisadas entram nas redes sociais via mobile. Ou seja, quando não estão na frente do computador, as pessoas costumam ficar um bom tempo pendurados nos smartphones ou nos tablets, substituindo muitas vezes a convivência presencial com família e amigos.

perda de tempo

Conta rápida: se você gasta “apenas” 2 horas por dia nas redes sociais, são 14 horas por semana, 728 horas por ano. Considerando somente as horas que você está acordado, isto significa 45 dias inteiros dedicados às redes sociais!

Calma, tem mais: pesquisa conduzida por uma universidade americana mostrou que quanto mais se usa o Facebook, mais triste se é e se tem a percepção de que a vida é injusta.

Facebook addiction - 99likes.com

E quantos perfis ou notícias falsas você acha que acessa? Números chegam a mostram que, só no Facebook, cerca de 35% são perfis falsos, espalhando inverdades ou até danos maiores.

viciado-no-computador

As redes sociais digitais são um fenômeno recentíssimo, com pouco mais de uma década de sua expansão, e que tem ganhado dimensões nunca antes imaginadas a cada dia. E isto é bom! Lógico, sabendo-se dosar os interesses. Para isto, você tem que ter consciência do tempo que você tem dedicado a cada atividade. Vão aqui algumas dicas para você usar bem as redes sociais:

1) Organize seu dia. Divida suas atividades de tal forma que você saiba como está gastando as suas horas – não apenas com as redes sociais, mas com diversos comportamentos que são perdas de tempo, como bate-papos no cafezinho.

2) Quer saber mais? Então saia das redes sociais! Livros, jornais, TV, rádio, revistas, ou seja, as mídias sérias – mesmo que acessadas online – são ainda as melhores formas de informação.

3) Tenha muito clara a estratégia que o move a usar as redes sociais. Se você está nas redes sociais por diversão, não tem problema. Por outro lado, se você tem um foco profissional, tenha consciência sobre suas estratégias, o que posta, qual o público que você quer interagir e como tirar o melhor proveito do seu tempo dedicado a elas.

Como dito, muita gente está interagindo nas redes sociais – inclusive seus clientes! Consciente de suas ações e focado nos seus objetivos, você pode usa-las como suas aliadas! Como ensinado por Napoleão Bonaparte, “na estratégia, decisiva é a aplicação”. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é Business Coach

 

2 pensamentos sobre “Quer saber? Saia das redes sociais!

  1. Republicou isso em AgriDoce e Ciae comentado:
    SuperInteressante!!!!

  2. elizama disse:

    Muito bom..eu gostei muito

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: