Tic tac… Tic tac…

2

31 de outubro de 2014 por Semio Timeni

tictac-500x375

Tic tac… tic tac… o tempo é um recursos dos mais constantes que existe. É para consumo imediato. Não se guarda, não se recupera. Uma vez roubado, não tem como se devolver. Anda sempre para frente. É continuamente um segundo atrás do outro… Um dia depois do outro… E assim a vida passa. E o futuro é uma incógnita, com suas muitas possibilidades. A única certeza que temos é que a vida tem um fim, em algum momento neste futuro. E que as consequências deste futuro é o que eu faço com meu presente, como utilizo o meu tempo. Portanto, mais do que o passado – onde muitos gostam de viver… – nossas vidas estão ligadas ao nosso futuro, porque o que planto hoje é o que vou colher amanhã.

Por isto tão importante é a administração do tempo. Saber controlar as ações que você faz na sua vida, sendo produtivo e eficiente, pode trazer um impacto altamente positivo tanto no lado pessoal como no profissional. E uma atitude é primordial para qualquer resultado positivo neste quesito: chamar para si a responsabilidade pelas suas ações e afirmar com ênfase “Eu sou o maior responsável pela minha vida!”.

 adm_tempo

O tempo é um recurso escasso e precioso. Chamando para si a responsabilidade pelas suas ações, você poderá tomar as rédeas de sua vida, controlar melhor o que você faz com seu tempo e, desta forma, colher “bons frutos” no seu futuro. Sim, o futuro é uma incógnita! Mas posso, trabalhando o meu presente, diminuir as infinitas possibilidades para aquelas que eu desejo.

Se você quer viver mais, que tal começar a praticar exercícios? Ou se deseja crescer profissionalmente, que tal voltar a estudar?

Sei que você pode estar pensando: mas não tenho tempo para isso! Tempo é uma questão de prioridade, de descobrir o que se quer e lutar para conseguir. Já sabe do que estou falando, não? Sobre as Metas de sua vida! Ligar suas ações presentes com aquilo que você quer no seu futuro é como uma ponte a levar você em direção aos seus objetivos!

cropped-future-ahead

Quer uma dica? Comece identificando as atividades que lhe conduzirão para suas metas. Quais ações são importantes? Escreva porque elas ajudarão a alcançar seus objetivos. Em seguida, escreva o que você faz em um dia normal da sua vida. Anote tudo, desde o tempo que passa no banho até a novela no fim do dia, passando pelos fins de semana. Agora, com suas rotinas na ponta do lápis, pontue com notas da seguinte forma:

  • Nota 5: para as atividades que tem grande importância na sua vida
  • Nota 4: para aquelas que tem importância, mas que não são fundamentais para atingir suas metas. Aqui entra as ações urgentes e aquelas que são mais importantes para outras pessoas que para você.
  • Nota 3: atividades que não impactam positivamente na sua vida nem ajudam a alcançar suas metas.
  • Nota 2: ações que você pode transmitir para outras pessoas.
  • Nota 1: atividades dispensáveis! Aquelas que só roubam tempo na sua vida!

Ninguém pode lhe garantir que você viverá até os 100 anos se emagrecer aqueles quilos a mais, ou que vai ter uma vida mais próspera se acabar a tão sonhada faculdade. Mas, como ensina Drummond, “perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes”.

Por fim, veja como, na origem da palavra, suas ações hoje se conectam com aquilo que você deseja do amanhã: a etimologia da palavra “Presente” vem do latim praesens, formado pelo prefixo prae (antes, adiante) e o verbo esse (estar) – ou seja, “estar à frente”. Viver o presente é “estar à frente”! Pense nisso. Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é Mestre em Administração, Consultor Empresarial e Coach

2 pensamentos sobre “Tic tac… Tic tac…

  1. Margareth Ferreira disse:

    Olá Semio, tenho lhe acompanhado e lido todos os seus textos e este especialmente me levou à um passado recente quando fiz esse exercício sobre prioridades através do coaching que fiz com voce e que resultou no meu retorno à minha terra e à minha família.
    Dia 12/11 faço 60 anos e essas prioridades estão cada vez mais latentes em mim, a ordem é desfazer daquilo que não me interessa e dar valor ao presente e aos sonhos aos quais me permito.
    Abraços e saudades…
    Margareth Ferreira

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: