Tem dinheiro pra que?

Deixe um comentário

30 de outubro de 2014 por Semio Timeni

dinheiro--360x238

Vivemos uma época de financiamento pleno. Distintas linhas de crédito, com prazos e juros variados, dos mais diversos bancos e agentes de fomento, irrigam a nossa economia. Uma coisa é certa: não existe falta de capital para quem quer empreender abrindo um novo negócio ou mesmo expandindo o que já possui. Contudo, enquanto sobra dinheiro no mercado, o que falta é empreendedor com perfil para captar recursos. Quer um exemplo?

Um gerente de um grande banco público contou-me que o que mais vê acontecer na sua agência são empresários que vão visitá-lo sempre com a mesma pergunta:

“Tem dinheiro pra que?”

Ele diz que tem vontade, mas que a sua boa educação não permite dizer o que passa por sua cabeça. Uma frase destas é mortal para qualquer diálogo ou possibilidade de fazer negócio. Como assim tem dinheiro pra que? Que postura é esta?

Entenda: um banco é um fornecedor como qualquer outro. A diferença é o produto que ele “aluga”: dinheiro. E que tem que se resguardar dos riscos inerentes ao ato de empreender, como uma boa escolha de quem é seu cliente e quanto vai colocar de “mercadoria” na sua mão.

Contudo, ainda existe uma postura pior que esta. É daquele empreendedor que diz convicto: “NÃO quero nunca pegar dinheiro de banco!”. Grande bobagem! Hoje existem linhas de crédito com juros subsidiados, algo na casa de 5% ao ano. Ora, uma aplicação tradicional, como o CDB ou títulos do Tesouro, está rendendo muito mais do que isto! Ou seja, mesmo que o empreendedor esteja capitalizado, e logicamente dependendo do que for investir, é melhor guardar seu dinheiro e captar o que tem na praça.

Quer um exemplo? Um empresário como Jorge Paulo Lemann, reconhecido como um dos homens mais ricos do Brasil, com fortuna na casa dos bilhões. Ele precisa captar dinheiro emprestado para fomentar o crescimento das suas empresas? Na cabeça de muitos, não! Mas basta conhecer um pouco da história de suas várias empresas para descobrir que estas sempre contam com o apoio de investimentos de agentes financeiros. A lógica é uma só: quanto mais barato o dinheiro captado, melhor para empreender.

parceria

O convite à reflexão é sobre a sua postura enquanto empreendedor em relação a este fornecedor chamado banco. Seu banco não é parceiro? Ora, então mude! Existem dezenas de opções no mercado. Seu banco muda conforme muda o humor do gerente do momento? Que tal construir relações? No mundo atual o que mais se valoriza são os relacionamentos. Ganhou até nomes bonitos como “planos de fidelização” e coisa e tal. Mas o que importa mesmo é quem você conhece e quem conhece você.

Você sabe a data de aniversário do seu gerente? Qual foi a última vez que você o fez uma visita? Já mostrou seu plano de negócios para ele? E aquela ideia de expansão, já conversaram? Então, o que está esperando para construir parceria com este fornecedor, que pode ser um importante parceiro na conquista das suas metas?

Por fim, uma mensagem aos senhores e senhoras gerentes de banco: este texto também vos cabe! Deixe de enxergar sua carteira de clientes: isto não existe! O que existe são pessoas, e com pessoas se constrói relacionamentos. Crie relacionamento com seus clientes e veja prosperar sua carreira. É fácil mas não é simples, como costumo dizer. Por que? Porque exige tempo e dedicação, intimidade para ser um parceiro útil e hábil nos momentos essenciais.

Nesta relação não existe espaço para posições superiores: ninguém é melhor que ninguém. Banco precisa de empreendedores como clientes. E o empreendedor precisa de bancos como bons parceiros de negócios. Separados, perdem ambos. É como já ensina o provérbio Judaico que diz “aquele que come sozinho morre sozinho”. Pense nisso. Bom trabalho. Sucesso!


Semio Timeni Segundo é Mestre em Administração, Consultor Empresarial e Coach

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: