Será você um empreendedor?

2

21 de outubro de 2014 por Semio Timeni

Sonho_de_empreender

Vira e mexe alguém me pergunta: será que eu sou empreendedor? Diria que a onda empreendedora contagia uma quantidade muito maior pessoas, e se você é uma destas, seja bem-vindo ao momento na História da humanidade mais propício para empreender!

Empreendedorismo-Peter-Drucker

Contudo, mais do que querer, tem que se fazer empreendedor, pois ninguém nasce com o DNA empreendedor. É certo que determinadas habilidades são mais fáceis para algumas pessoas que para outras, mas ninguém é 100% em tudo – nem precisa ser! Empreendedor não se trata de ser um super-herói de histórias em quadrinhos. Na verdade tem mais a ver com aquela criança que lê o gibi: curiosa, ávida pelo conhecimento, pronta para aprender e doida para colocar em prática!

Esse tema é muito gostoso de se debruçar. Se você também gosta, convido a dar uma busca neste nosso blog. Aqui você vai encontrar outros artigos onde eu escrevo sobre esse tópico. Mas hoje quero abordar como você pode, através da educação, se tornar um empreendedor ou melhorar suas competências empreendedoras.

FGV_jovem_empreendedor_deve_buscar_mentor_quarta

A primeira coisa a aprender é sobre você mesmo! Pergunte-se: onde você quer estar daqui a cinco anos? Dez anos? Vinte? Como alcançar isto? É através de um negócio próprio? Então aqui vai uma dica para você aprender sobre este estilo de vida: procure uma pessoa que seja dona de um negócio. Pergunte detalhes da sua vida, como chegou lá, o que precisou abrir mão. Ou ainda se pudesse fazer tudo de novo, faria? E se pudesse fazer diferente, o que faria?

Outro aprendizado importante é como gerenciar os riscos, porque todo negócio tem perigo, e o empreender é antes de tudo alguém que não foge dos riscos! Mas calma, não se trata de alguém que gosta de pular de paraquedas! O que estou falando é que os riscos precisam ser calculados, refletidos, estudados, e aí sim encarados! Como aprender isto? Destaco dois aliados: as pesquisa e os números. O primeiro te ajuda a conhecer mais sobre o seu mercado, questões como fornecedores, clientes, concorrentes, etc. O segundo é simples de usar – mas importante como o ar que se respira! Aprender a parte financeira vai te trazer menos riscos, mais controle da empresa e das suas decisões.

tirinha-dilbert-retrabalho

Importante ainda é você aprender sobre os processos da sua empresa. O que eu quero dizer sobre processo? É a maneira de fazer as coisas. Se você é um padeiro, é como se faz o pão. Tem uma maneira melhor, mais rápida ou mais barata de se fazer isto? Você pode aprender mais sobre este assunto nos livros ou websites (inclusive excelentes vídeos no YouTube). Uma dica: estude sobre Lean, uma forma simples mas poderosa de se melhorar continuamente.

Algo também muito importante para ser um empreendedor vitorioso é cultivar amizades, o que é chamado no mundo dos negócios de networking. Não tema pedir ajuda, pois regra geral as pessoas adoram serem úteis. E como criar um bom networking? Saindo do casulo, conversando com as pessoas sobre suas ideias de negócio, participando de associações, palestras, seminários, enfim, não temer se expor nem expor suas ideias.

Empreender é uma fantástica maneira de se viver a vida, mas não é a única, lógico! Se for sua vocação, vá lá, permita-se! Vida só se tem uma, e é preciso ser vivida em plenitude! Como dizia Oscar Wilde, “viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é Business Coach

2 pensamentos sobre “Será você um empreendedor?

  1. Adriane disse:

    Ótimo texto, Semio!Parabéns!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: