4 dicas para um atendimento inesquecível

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7 de setembro de 2014 por Semio Timeni

Muito se fala nestes tempos velozes sobre criar um “diferencial competitivo”. Como o nome já denuncia, é criar algo diferente dos seus competidores, alguma coisa única, que só sua empresa tenha. Vejo muitos empreendedores dedicarem energia e dinheiro à tarefa de descobrir algo que é simples de se entender: o que seu cliente deseja. Na minha opinião este é o mais importante diferencial competitivo: o atendimento ao cliente, gerando desejos e satisfazendo-os, trabalhando expectativas e percepções.

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Apesar de simples – descubra o que o cliente deseja! – como muitas coisas na vida não é uma tarefa fácil, porque se trata de uma relação humana, pois mesmo quando estamos falando de negócios entre pessoas jurídicas (o chamado B2B ou business to business), são seres humanos por trás do CNPJ. E onde tem relação humana precisa-se de foco e dedicação legítima para entender o que seu cliente quer. Mas existem algumas regras que você pode implantar. Vão aqui quatro dicas para você criar um atendimento inesquecível em sua empresa.

1) Vista a camisa do seu cliente: coloque-se no lugar dele, veja com os olhos do consumidor. Costumo afirmar que nem todo mundo é médico, vendedor, gerente, balconista… Mas todo mundo é cliente! São diversas as oportunidades diárias em que você assume o papel de consumidor, seja da companhia telefônica, da farmácia, do posto de gasolina, etc. A ideia aqui é: como seria ser consumidor da sua empresa? Questões simples como facilitar a vida do consumidor podem ser melhor compreendidas a partir deste exercício.

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2) Pergunte. Melhor até que o item anterior é perguntar. Trata-se da mais perfeita maneira de entender e atender aos desejos e expectativas dos seus consumidores! Pode ser de diversas formas, mais ou menos estruturadas, do simples bate papo a uma pesquisa aplicada com frequência. Independente do tamanho da sua empresa, se você tem cliente, você tem o que perguntar a ele. E, acredite, ele terá sempre o que falar para você!

3) Aceite o feedback do cliente, agradeça e cale-se! Nada de contra-argumentos defensivos e que só gera conflito. Esta dica tem muito a ver com o item anterior. Não estou dizendo que é para você concordar com tudo que seu cliente disser. Afinal, ele pode estar errado. Mas se você pediu a opinião dele, escute e reflita um pouco – até para discordar depois. O feedback sincero de um cliente é um dos presente mais valiosos que ele pode lhe dar.

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4) Crie laços com seu cliente. Nunca deixe se esgotar sua missão como aquele que está lá para servi-lo. Seja útil, seja imprescindível! O atendimento não precisa ser um ato isolado, com começo, meio e fim! Ao contrário, a ideia é que nunca se acabe: que tal um cartão de agradecimento pela oportunidade de negócio? Ou um SMS? Uma ligação? Viu quantas oportunidades de manter-se conectado ao seu cliente? As pessoas gostam de se sentir especiais. Sua missão é fazer com que elas se sintam seguras que você é a melhor opção do mercado. Isto é criar o verdadeiro diferencial competitivo!

 

Lógico que o assunto não se esgota aqui, mas já será um começo quando você implantar estes passos na sua empresa. Como uma criança, você pode começar com pequenos passos, até que um dia o ato de criar atendimentos inesquecíveis seja tão simples quanto o seu caminhar. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

 


Semio Timeni Segundo é Business Coach

 

2 pensamentos sobre “4 dicas para um atendimento inesquecível

  1. Jorge Ivan disse:

    Quatro excelentes e imprescindíveis dicas.

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