Como conseguir feedback dos clientes?

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25 de agosto de 2014 por Semio Timeni

 

feedback

Dinheiro, influência, se sentir útil e necessário, tudo isso é consequência de ser dono de um negócio. Mas serão motivos para a empresa existir? Não! O único motivo para uma empresa nascer, crescer e durar é atender as necessidades de seus clientes. Por isto é tão importante obter dele feedbacks constantes. Quanto eles estão felizes com seus produtos e serviços? Como você pode melhorar ainda mais? Aqui vão cinco dicas de como conseguir feedbacks honestos e sinceros que possam ajudar você a melhorar cada vez mais sua empresa.

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Pesquisas online: você tem emails cadastrados dos seus clientes? Então utilize este valioso patrimônio para contata-los e saber mais sobre eles. Minha dica é você utilizar um dos muitos sites gratuitos de pesquisas online – meu favorito é o SurveyMonkey.com – que oferecem diversas ferramentas e modelos, dependendo da sua necessidade. Monte um questionário com aquelas dúvidas que você sempre quis saber sobre seus clientes. Mas, antes de mandar para todos, faça um teste antes, aplicando o questionário com uma pequena fatia dos seus clientes, para ter certeza que as perguntas estão claras e as possibilidades de repostas também.

Votação online: sua empresa tem site ou página no Facebook? Então que tal fazer uma espécie de votação online? São ferramentas muito simples – no Facebook você mesmo pode configurar – e de muita aceitação por parte dos clientes – até mais que as pesquisas tradicionais. O problema é que aqui não dá para fazer muitas perguntas de uma vez. Contudo instiga a você estar sempre atualizando sua votação e criando uma interação com seus clientes ou potenciais clientes!

rewards

Recompense quem se engajar! Ofereça algum tipo de retribuição para os clientes que ajudarem sua empresa a melhorar! Não precisa ser nada caro; a ideia aqui é dizer “muito obrigado” – use a criatividade! E, dependendo do seu setor, pode ser uma forma de fidelizar e aumentar o faturamento. Exemplo? Na última página da pesquisa online lá do item 1 você coloca um vale-alguma coisa para ser usado na próxima compra que o cliente fizer.

Foque também naquilo que você não vendeu! O usual é buscar descobrir a percepção dos clientes em relação ao que foi por ele adquirido. Mas que tal questiona-lo sobre aquilo que ele gostaria de ser atendido por sua empresa? Agir assim pode significar ideias novas que podem se tornar novas fontes de faturamento. Qual o custo de perguntar ao seu cliente o que ele gostaria que você oferecesse? Muito pouco, concorda?

kontakt

E use o sempre eficiente método off-line chamado… olho no olho!! Nada substitui o bom e velho contato pessoal, a conversa, questionando diretamente seus clientes sobre tudo que você gostaria de saber deles. Se você é dono de uma pequena empresa, fácil: saia da sua sala e vá para onde o cliente se encontra! Se sua empresa cresceu, nada impede você de fazer isso em uma loja ou outra, reservando alguns minutos todos os dias para fazer isto. E, logicamente, treinar e estimular seus colaboradores para sempre ter este comportamento de curiosidade em torno do que seus clientes pensam sobre sua empresa.

Se a criatividade é algo indispensável nos nossos dias, siga a dica do publicitário americano Leo Burnett (1891-1971) “a curiosidade sobre a vida em todos os aspectos é o segredo das pessoas muito criativas”. E eu completo: seja curioso também em relação ao que passa na cabeça de seus clientes. Pense nisso. Bom trabalho. Sucesso!


Semio Timeni Segundo é Business Coach

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