4 ideias de negócio

2

10 de agosto de 2014 por Semio Timeni

1shutterstock_110608277

Você consegue ter plenamente atendidas todas as suas necessidades? Certa vez um amigo queria organizar a festa do primeiro aniversário da sua filha, mas não conseguia encontrar casas de festas que atendessem seus desejos. Fazer na sua própria casa ficaria inviável, bem como na casa de praia da família pelas dificuldades de logística. Qual foi a saída encontrada? Ele abriu um novo negócio, um buffet infantil.

ambientes (7)

Estou falando do Abracadabra, do empresário Augusto Vaz, e de como se pode encontrar oportunidades de negócio por onde você se vire. Hoje uma das mais bem sucedidas empresas do ramo, o Abracadabra foi uma empresa que surgiu de uma demanda mal atendida. E é assim que se devem nascer todas as empresas: de uma necessidade!

Se você está pensando em colocar uma empresa, investigue, analise, descubra como atender às necessidades da sua comunidade, de forma diferente, vinculando valor ao seu produto ou serviço. E, se estiver em busca de inspiração, aqui vão quatro ideias de negócios para você estudar o potencial e o quanto você se identifica com estes segmentos.

aluguel-de-bike

Ideia 1 – Entretenimento: este é um setor amplo, que vai desde turismo aos diversos meios de diversão. Algo que vejo aqui pelos EUA, onde estou morando, é aluguel de bicicletas. Várias cidades americanas oferecem esse serviço, desde bicicletas em totens espalhados pelas ruas – algo mais complicado pois precisam de aprovação governamental – até alugueis de bicicletas para adultos e crianças na porta dos parques. Algo como você poder alugar, na entrada do Parque das Dunas, bicicletas para você, sua esposa e seus filhos, usa-las durante 1 hora e simplesmente devolver na saída.

Ideia 2 – Bem Estar: aqui engloba setores como fitness e estética, por exemplo, e tem um mercado estimado de 3 milhões de pessoas. Em particular, o interesse por esportes tem crescido fortemente no nosso país. Pense como atender – inclusive online – as demandas deste público, formado na sua maioria por mulheres solteiras na faixa dos 25 aos 34 anos. Vai a dica: o que você acha de uma loja online de vitaminas e suplementos? Sei que nas grandes cidades tem uma loja dessas em cada esquina, mas e o público das pequenas e médias cidades?

store

Ideia 3 – Pet: o Brasil é o segundo maior mercado do mundo neste segmento. Dados da AbiPet, associação das empresas de produtos para animais de estimação, estimam em mais de R$ 15 bilhões o faturamento deste setor em 2013, um crescimento de 8,3% – bem acima da economia brasileira, por exemplo. Se você se identifica com animais de estimação, estude mais este mercado, pois este não consiste apenas de ração balanceada para gatos ou cachorros.

Ideia 4 – Econegócios: trata-se de um ramo que cresce a cada ano com a conscientização da necessidade de preservação dos recursos do planeta. E tem tudo a ver com inovação, pois o desafio é atender às demandas de uma maneira nova, de uma forma “verde”. E como os consumidores procuram por produtos eco-sustentáveis, muitas empresas tradicionais não tem a menor ideia do que fazer para atender a essas demandas. Será que uma consultoria especializada em inovação através do Econegócio não seria uma boa?

Este artigo compartilha algumas ideias de negócio. Gostou? Então estude-os mais, planeje. Sempre agindo de forma inovadora, como já ensinava Rousseau: tome um rumo diferente do de costume, e quase sempre estará certo. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é business coach

 

2 pensamentos sobre “4 ideias de negócio

  1. Idéias são sempre bem-vindas, boa idéias são super bem-vindas. Ótimo post!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: