Como controlar a ansiedade

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28 de junho de 2014 por Semio Timeni

Fim de domingo. Bate um frio na barriga, um vazio esquisito na alma. Segunda-feira está logo ali e traz consigo a tristeza de ter de acordar com o despertador berrando, ter de pegar trânsito para chegar à firma, ter de enfrentar reuniões e prazos…

É comum a gente antecipar esta sensação e, diante dela, sentir grande mal-estar físico. Tal antecipação mostra que somos, em maior ou menor grau, pessoas ansiosas.

A ansiedade é bastante comum, sobretudo em situações que geram algum tipo de expectativa ou medo. Ela se manifesta, por exemplo, nas horas que antecedem algum momento importante: uma noiva na véspera do casamento, um candidato a emprego minutos antes da entrevista etc. Em situações como essas, a ansiedade é saudável: de acordo com o site do Dr. Drauzio Varella, “a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado, favorece sua adaptação às novas condições de vida”.

A ansiedade vira problema quando é generalizada, ou seja, atua em todos os momentos da vida. “É um distúrbio caracterizado pela ‘preocupação excessiva ou expectativa apreensiva’, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono”, de acordo com o médico.

Felizmente, há como controlar a ansiedade. Confira essas dicas:

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Encontre um tempo para você

Apesar da loucura do dia a dia, é preciso dedicar um tempinho para fazer aquilo que se ama. Vale qualquer coisa: pescaria, artesanato, leitura…

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Organize sua vida

A ansiedade é mais comum entre aqueles que não sabem o que esperar do tempo futuro. Por isso, organizar as tarefas do dia pode ser de grande ajuda para reduzir a angústia causada pela ansiedade.

Encontre mais os seus amigos

Caso a agenda esteja cheia, aproveite momentos como o horário de almoço para encontrar pessoas queridas. A sensação de fazer parte de um grupo, de ter pessoas por perto é sempre grande remédio.

Use o congestionamento a seu favor

É comum, principalmente nas grandes cidades, perder horas no trânsito. Em vez de se irritar, aproveite o congestionamento para refletir sobre a vida. Vale também colocar sua música favorita e cantar em voz alta. Isso espanta qualquer mau humor.

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Exercite a musculatura

Pode ser uma caminhada de meia hora ou uma maratona inteira: o importante é colocar o corpo para funcionar. Atividades físicas liberam endorfina e outros hormônios responsáveis pelo bem estar, o que reduz significativamente a ansiedade.

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Faça mais contato

Um beijo no rosto de alguém querido, um abraço apertado, mãos dadas na rua… O toque tem um poder muito grande: é um gesto de carinho que reconforta quem dá e quem recebe. Adote o calor humano como prática diária e a ansiedade desaparece rapidinho.

Evite descontar na comida

Muitos ansiosos descontam suas angústias na comida, como se quisessem preencher um vazio que, na verdade, não está no estômago, mas sim na alma. Por isso, é preciso fechar a boca quando a ansiedade bater forte.

Tempere com pimenta

As pimentas têm substâncias que estimulam a produção de endorfina, o que provoca sensação de euforia e combate a ansiedade.

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Durma como um anjo

Um dos momentos mais difíceis para os ansiosos é a hora de dormir. Afinal, o cérebro não para de funcionar! Por isso, adote boas práticas antes de cair no sono, como relaxamento, leitura ou sexo.


Por Rodolfo Viana da Brasil Post

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