Como comprar uma empresa?

1

15 de junho de 2014 por Semio Timeni

 

consejos-comprar-negocio
Não são raras as oportunidades que surgem no mercado para a aquisição de uma empresa. Diversos são os motivos para que o seu proprietário queira vendê-la: alguns querem se aposentar, outros querem mudar de ramo, ou ainda dificuldades financeiras que cansam o atual dono.

Se você se deparar com uma dessas oportunidades de comprar uma empresa madura, saiba que pode ser uma excelente chance de sucesso! Uma empresa em operação traz consigo a experiência de já estar funcionando, ou seja, o tempo e os esforços dos primeiros anos para coloca-la para andar já passaram. Outra questão é que muitas vezes você pode comprar uma empresa em funcionamento por um preço abaixo do que seria necessário para montar um negócio similar.

Contudo, segure a empolgação! Existem questões que precisam ser refletidas antes da tomada de decisão. Destaco cinco que julgo fundamentais:

1) Qual o ambiente de negócios? Você precisa analisar como se encontra o mercado em potencial da empresa que você está adquirindo. Concorrentes, fornecedores, clientes, novas tecnologias, enfim, tudo aquilo que possa influenciar o mercado onde a empresa está inserida.

plan-532x274

 

2) Para se avaliar uma empresa, você precisa conhecer seus números! Lucro e faturamento nos últimos anos são questões óbvias. O que muitos não fazem – ou fazem numa visão muito além da otimista – é a projeção do faturamento e do lucro para os anos vindouros. Estudar atentamente estes números ajudará por exemplo no preço ofertado pela empresa. Lembre-se: o sucesso do passado não é garantia do sucesso no futuro.

3) Outro ponto a ser pensado é sobre a avaliação dos ativos tangíveis e intangíveis. No primeiro se encontram por exemplo o estoque (levando-se em consideração a idade, a qualidade e as condições deste), os móveis e equipamentos e os prédios. Já ativos intangíveis engloba tudo que tem valor mas não é físico, como a marca da empresa, as patentes, a reputação ou a carteira de clientes.

image.axd

4) Um ponto que merece destaque é a valorização do ativo humano: talvez este seja o mais importante entre todos os pontos a serem refletidos na compra da empresa! Uma equipe experiente e engajada leva anos para ser formada, e muitas vezes é ela que faz o sucesso da nova fase da empresa após adquirida! Entender quem permanecerá na empresa pode ser um ponto crucial.

5) Seguindo a linha acima, importante também é entender quem vai se desligar da empresa e os custos envolvidos. Problemas como passivos trabalhista ou tributários ou ainda pendências judiciais precisam ser profundamente pesquisadas pois podem causar muita dor de cabeça futura. Por isto se cercar de bons assessores jurídicos, contábeis e de gestão é fundamental.

opportunities

Conhece o ditado que diz que enquanto alguns choram outros vendem lenços? Esses dias vi muita gente “choramingar” reclamando que o novo aeroporto Governador Aluízio Alves era distante, que o taxi é caro, etc. Enquanto isso um amigo empreendedor comprou uma empresa de transporte turístico – e com ela as licenças necessárias – e começou a ofertar traslados em vans, pegando o passageiro em casa, oferecendo afagos como revistas e jornais do dia, por preços competitivos e total comodidade.

Onde existir uma necessidade ou problema, aí existe uma oportunidade de ganhar dinheiro – às vezes através de uma empresa já em funcionamento! Pense nisso. Bom trabalho! Sucesso!

Semio Timeni Segundo é Business Coach

 

Um pensamento sobre “Como comprar uma empresa?

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: