7 dicas para ser feliz empreendendo

Deixe um comentário

5 de maio de 2014 por Semio Timeni

Screen Shot 2014-05-04 at 22.09.35

Muitos sonham com a possibilidade de ter o próprio negócio, motivados pelas mais diferentes razões, como liberdade, dinheiro, realizar algo, influenciar a vida de muitos… A verdade é que empreender não é garantia de tudo isso, mas sim, é uma maneira de encarar a vida que pode trazer muita satisfação pessoal e profissional – felicidade, enfim.

Contudo, não sabendo dosar, o empreendedor pode não alcançar a plenitude buscada. Afinal, com uma empresa, vem as responsabilidades – como muitas profissões, por sinal! Desta forma, a questão é: como ser feliz empreendendo?

Não existe, logicamente, manual da felicidade, como uma “receita de bolo”, para ser feliz como empreendedor. Por outro lado, algumas ações, feitas de maneira consciente e sistemática, podem ajudar na busca do empreendedor em alcançar a realização através da sua empresa. Vamos a elas!

1) Dê significância a sua empresa! O que quero dizer? É dar a importância, a relevância em trabalhar todo dia na sua empresa e vê-la crescer. A epistemologia, ramo da Filosofia, explica significância como o valor atribuído pelo sujeito – você! – a algo. Olhe para sua empresa e responda: por que vale a pena empreender? Porque você quer fazer isto?

1371575198

2) Equilíbrio. Dosar as questões da empresa com a vida privada, a família e os amigos; saber cuidar do corpo e da mente tanto quanto cuida do caixa e do estoque; procurar balancear as demandas sem nunca se acomodar. Como já ensinava Einstein, “viver é como andar de bicicleta: é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio”.

3) E por falar em caixa, conheça os números! Lembre-se que dinheiro é bicho arrisco, difícil de prender e fácil de fugir. Passa por uma disciplina financeira o sucesso do negócio – e assim a felicidade do empreendedor. E, nunca é demais lembrar, sem misturar as finanças pessoais com a da empresa.

el-premio-de-la-persistencia

4) Momentos de crise fazem parte de qualquer empresa. Não conheço nenhuma empresa que só vive bonanças. Lembrar-se disto ajuda a não baixar a cabeça e sempre persistir diante das adversidades. Nem sempre faz sol, mas acima dele, lembre-se: o céu continua azul. As nuvens sempre passam. Como já dizia Walter Burke, “sucesso é uma questão de não desistir. Fracasso é uma questão de não desistir cedo demais”.

5) Perfeição é para idiotas. Dedique-se sempre, de corpo inteiro, mas sem nunca esquecer que você é humano e assim falível. Perfeccionismo não é sadio e só prejudica. E falhar faz parte da vida de qualquer um, inclusive dos empreendedores de sucesso – todos caíram muito, mas souberam levantar e continuar a caminhar.

6) Desapegue-se. Do cargo, da empresa, das vaidades de ser o dono. Cerque-se de pessoas com brilho nos olhos, ensine-as, lidere-as, aprenda a acreditar nelas. Ninguém vence sozinho.

dinheiro

7) E, nunca é demais lembrar, dinheiro é meio, nunca é fim. Ou seja, ele proporciona muitas coisas boas, mas nunca deve ser sua meta de vida. Edmund Burke, filósofo irlandês, já ensinava: “se controlarmos a nossa riqueza, seremos ricos e livres; se a nossa riqueza nos controlar, seremos na verdade pobres”. Pense nisso. Bom trabalho. Sucesso!

Semio Timeni Segundo é Business Coach

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: