O que saber para empreender

Deixe um comentário

23 de março de 2014 por Semio Timeni

Sim, algumas coisas precisam ser entendidas para se lançar ao desafio de empreender. Nada que o bom senso já não tenha ensinado, mas nunca é demais repetir: existem algumas lições que você precisa compreender para ser um bom empreendedor. Sem esgotar o tema, destaco aqui algumas que entendo serem importantes aprender para ser um empreendedor.

iStock_000018458464XSmall

1) Liberdade rima com responsabilidade: conheço muita gente que decide empreender pela liberdade que a vida oferece: ser o próprio chefe, poder gerenciar melhor os horários, curtir momentos com a família… Sabe aquela apresentação na escolinha da sua filha no dia das mães? Fica difícil ir se você não tem horários flexíveis. Sim, isto é qualidade de vida, e sim, a vida de empreendedor pode lhe oferecer isto. Por outro lado, não dá para pensar que é sempre assim: muitas vezes a empresa vai chamar e você precisa atender. A liberdade traz responsabilidade, seja com clientes, com os funcionários, parceiros ou com a comunidade. Consciente disto, de que vai precisar abrir mão de determinadas questões em prol da empresa, o empreendedor poderá usufruir sem culpa toda a liberdade que merece.

workplace-relationships

2) Empreender é liderar: costumo dizer que empreender e liderar são atos contínuos, pois ninguém consegue prosperar numa empresa sem outras pessoas ao seu lado. Portanto, saiba: você precisa gostar de gente para empreender! Se não gosta, arrume outra coisa para fazer! Se gosta, aprenda mais sobre liderança pois tudo ficará mais fácil na sua vida a partir das pessoas que você convida para trabalhar com você.

3) Metas: todo empreendedor tem que ter metas! Tem que saber o que quer para si e para sua empresa! Parece óbvio, mas a verdade é que na média o brasileiro não traça metas, ou por medo do fracasso ou por acomodação. Se em décadas passadas isto era compreensível – até pelo contexto inflacionário que dificultava o planejamento – nossa realidade é outra e hoje não é mais cabível um empreendedor que não traça metas.

Focus_by_Pyr0_de

4) Foco nas metas: se você acompanha esta coluna, sabe do que estou falando, pois não acredito em meta sem foco. Inspire-se nos empreendedores de sucesso: você vai ver que todos eles tem o foco presente. Uns chamam de persistência, outros de comprometimento com as metas. Não importa qual o nome ou o conceito por trás, o que vale mesmo é que não pode desistir fácil, não pode deixar que os obstáculos da vida desviem sua atenção, não pode deixar a vida te levar, como diz a canção.

5) Seja curioso, aprenda sempre: este tópico é o mais fácil de fazer e o mais difícil de se empenhar… porque não tem descanso, sempre é sempre! E como ser curioso? Lendo livros e revistas, visitando concorrentes, perguntando a clientes e funcionários como melhorar, indo a feiras e convenções, fazendo cursos e participando de palestras… Reserve um tempo no seu mês só pra isto. E anote, compre um caderno e aprenda a conversar com você mesmo escrevendo nas suas páginas. Parece fácil? Pois está feito o desafio: seja curioso!whoareyou

 

Não está escrito no DNA quem vai ser empreendedor na vida. O que isto significa? Que não precisa-se nascer com competências ou habilidades especiais para encarar o que muitos estudos indicam como sendo uma das melhores opções de vida que existe. Quer isto para você? Agora você sabe o que precisa fazer para empreender. E aí, vai encarar? Pense nisso. Bom trabalho. Sucesso!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: