3 Lições de Liderança do Papa Francisco

1

13 de março de 2014 por Semio Timeni

Aproveito o dia de hoje, que completa 1 ano do pontificado do Papa Francisco, para republicar o meu artigo “3 Lições de Liderança do Papa Francisco“.

enhanced-buzz-wide-26190-1387225820-59

Após ser liderada por quase três décadas por João Paulo II, um Papa carismático e visionário, apontado como um dos líderes que mais influenciaram a humanidade no século XX, e de breves 8 anos de papado de Bento XVI, a Igreja Católica apresentou em 2013 o seu novo líder, o argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.

Nestes primeiros meses de sua gestão, o Papa Francisco já mostrou um estilo próprio de liderar uma das organizações mais tradicionais do mundo. Daí vem a pergunta: será que você pode aprender a liderar com o Papa Francisco?

Sim, você pode, independente da sua religião ou crença, pois a verdadeira liderança é praticar ações que geram um impacto positivo nas pessoas. E, sob esta ótica, o Papa Francisco reúne características importantes para qualquer indivíduo que queira ser líder. São competências que se bem praticadas podem tornar você um líder melhor.

E quais são elas?

enhanced-buzz-wide-20790-1387228125-19

 

1) A ação fala mais alto do que palavras! Serve se você é professor, gerente ou Papa. Quando a liderança é exercida, a congruência tem que estar presente. E o que é congruência? É revestir de ação tudo que você pensa e fala. Jorge Mario Bergoglio conhece o poder da ação. Começando pela escolha do nome “Francisco”, em honra a São Francisco de Assis, símbolo de humildade, ele já mostra a direção que quer dar ao seu papado. Ações como optar por viver uma vida mais simples, dispensando luxos inerentes a um cargo de chefe de estado, ou quando rompe a tradição e lava os pés de mulçumanos durante a Semana Santa, mostram que não adianta falar, tem que fazer. Como já ensinava São Francisco – “pregue o Evangelho a todo o tempo. Use palavras se necessário” – seu xará tem pregado a Boa Nova através das ações.

2) Quando falar, seja honesto. Esta é uma outra característica marcante no estilo de liderança do Papa Francisco. Ele não tem medo de ser ele mesmo, de mostrar que é um ser humano antes de ser um Papa. Apesar do pouco tempo no cargo, sabe administrar as palavras com tal habilidade que está construindo pontes com grupos que antes a Igreja não dialogava. Apesar de tradicional com questões como o casamento ou o aborto, quando fala em amor e aceitação, reconhece: “quem sou eu para julgar?” em relação à salvação. Quando afirma “apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos” ele se abre não apenas para falar, mas também para ouvir. Outra frase marcante é a que diz “ao ateu, não diria que sua vida está condenada, porque estou convencido de que não tenho direito de fazer juízo sobre a honestidade dessa pessoa.

3) Carisma, dom divino? Muitos não católicos e agnósticos têm mostrado sua admiração pelo Papa Francisco. Esta é a essência da palavra “carisma”: a capacidade de inspirar exercida por uma pessoa. Vem do latim charisma, dom divino, mas será algo apenas aos “escolhidos”? Creio que não. Acredito que é uma habilidade que pode ser adquirida. O verdadeiro significado por trás deste substantivo é a identificação com a mensagem e o mensageiro. Se a liderança mais eficiente é aquela exercida com carisma, ao ser honesto e congruente – características anteriores – Francisco ganha a admiração e constrói seu carisma.

enhanced-buzz-wide-32090-1387221593-11

 

O Papa Francisco se apresenta como um líder dos novos tempos. Que tal aprender com ele? Como já ensinava Francisco, o santo: ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

___________________________________

Artigo originalmente publicado no Jornal Tribuna do Norte no dia 19 de janeiro de 2014.

 

 

 

Um pensamento sobre “3 Lições de Liderança do Papa Francisco

  1. Manoel Simões de Azevedo Junior disse:

    Parabéns pelo exemplo de liderança!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: