Para você que trabalha em casa

Deixe um comentário

10 de março de 2014 por Semio Timeni

Temos visto nos últimos tempos mais e mais pessoas trabalhando a partir de casa, o chamado home-office. Inclusive empreendedores: são arquitetos, advogados, web designers, pequenas indústrias, e por aí vai. Ao contrário do que se era pensado no passado, não é preciso ter uma grande estrutura para se empreender. E com as facilidades da vida moderna, onde o telefone, internet e email lhe acompanham em qualquer lugar, nem mesmo em casa você precisa estar para tocar uma empresa, concorda? Se sim, este artigo é para você que trabalha ou pensa em trabalhar em casa!

home-office-furniture-1121

Acredito que uma primeira pergunta que surge é: qual o negócio que pode ser montado a partir de casa? São diversos!! De franquia a venda direta usando a internet, passando pelo enorme segmento do B2B (venda de empresa para empresa) são centenas – talvez milhares! – de oportunidades de empreender. A verdade é que se sua empresa não é uma varejista ou indústria que precisa de grandes espaços e muitos empregados reunidos em um só ambiente, não há necessidade de alugar ou comprar imóveis. Principalmente no início das atividades.

Você pode perguntar ainda: mas e se eu precisar me reunir com o cliente de vez em quando? Sempre existem opções, como encontros em restaurantes ou cafeterias, ou também as reuniões virtuais, cada vez mais usadas.

Tem ainda aquele empreendedor que, mesmo iniciando uma pequena empresa, precisa de alguém a auxilia-lo nas tarefas, pois sem delegar o empreendedor fica preso a atividades indiretas de qualquer negócio, como controles financeiros, tributários, marketing, etc. Sem problema! Sabendo contratar bem pessoas que tenham visão e foco, o serviço pode fluir tão fácil quanto se estivessem reunidos em um único lugar. Instrumentos de trabalho colaborativo – como as ferramentas gratuitas do Google Docs ou os diversos softwares de gestão online – podem ainda agilizar o trabalho.

 

Mas existem algumas exigências para se trabalhar em casa:

 

a)     Defina seu espaço: crie um ambiente profissional em que você possa ser produtivo, eficiente e focado. Pense e planeje o que você vai precisar, desde o básico até armários e estantes para guardar seus documentos. A palavra-chave é organização.

b)    Defina seus horários: não é porque você está em casa que vai trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana. E o contrário também é verdade, ou seja, não é porque está em casa que pode se desligar dos compromissos profissionais. Ter um escritório em casa potencializa uma das maiores qualidades de ser empreendedor: a liberdade! Poder governar sua própria agenda, sem dar satisfações para superiores, aproveitar as boas coisas da vida são maravilhas que a vida de empreendedor pode lhe proporcionar. Contudo, foco! Sem foco, não se tem como gerar resultados sustentáveis.

c)     Defina fronteiras: o pacto com o trabalho é compromisso sério. Não dá para se distrair com cônjuge, filhos ou demandas privadas. Organize seu espaço, defina fronteiras, estabeleça os horários acima, com flexibilidade e inteligência para gerenciar todas as demandas profissionais sem negligência.

Com foco, visão, planejamento e criatividade, uma empresa pode ser plenamente tocada a partir de casa, dando a liberdade e qualidade de vida que você sempre sonhou. Mas lembre-se das palavras do escritor Irlandês George Bernard Shaw: liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: