Você é um bom líder?

Deixe um comentário

23 de fevereiro de 2014 por Semio Timeni

Finanças, vendas, contabilidade, logística… algumas entre várias importantes áreas relacionadas à vida de uma empresa. Uma não vive sem a outra; são partes de um mesmo corpo. E, comparando com um corpo, a função do cérebro é a do líder, que tem que estar atento, ativo e sadio, delegando as responsabilidades, monitorando o funcionamento, comandando tudo.

9979398-funcion-humana-de-inteligencia-y-cerebro-representada-por-engranajes-y-ruedas-dentadas-en-la-forma-d

Como um corpo não progride sem um cérebro, uma empresa depende de seu líder para avançar. Pode até sobreviver – como em estado de coma. Por isso, a pergunta lá de cima: você é um bom líder? Ou essa outra: você é o melhor líder que poderia ser?

Liderança, como tantas ações humanas, é possível de ser replicada. É corrente dominante nos estudos científicos a conclusão que não está no DNA se uma pessoa pode ser um líder. Querendo, conscientemente, com dedicação e afinco, qualquer um pode ser um bom líder. Porque, como eu costumo dizer, onde existirem duas pessoas ou mais, aí se faz necessária a liderança.

E que ações são estas? Aqui vão 5 dicas para você refletir:

workplace-relationships

1) Construa relacionamentos. Parece óbvio, mas muita gente esquece: ninguém vence sozinho. De nada adianta você dominar a mais moderna tecnologia, deter o melhor produto do mercado, investir em marketing ou em áreas correlatas: o verdadeiro diferencial são as pessoas que você lidera. Construa relacionamentos, sem esquecer que não se trata de ser o melhor amigo dos seus funcionários e sim ser o melhor líder que eles possam ter. E como fazer isto? Talvez a próxima dica possa lhe ajudar.

2) Dê um significado a todo o trabalho. Muito se fala de meta no ambiente profissional. Acho que muitas vezes se desvirtuando o verdadeiro significado deste termo: passou a ser sinônimo de competição, de vitória – e de derrota. Tudo errado! Por outro lado, a meta com significação é uma supercola que une uma equipe! E o que é dar significação? É dar um sentido, um porque ao trabalho de cada um. Não diga o que fazer, ou como fazer. Explique o porque, a razão de se fazer algo. Apoie a ação, a criatividade. Como dizia Confúcio: conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo.

communicationskills

3) Comunique-se. As habilidades em difundir ideias, compartilhar conhecimento e saber verdadeiramente ouvir são capacidades imprescindíveis no líder. Uma liderança se constrói diariamente, na transmissão de valores que ajudam a estabelecer sua imagem. Quer ser respeitado e admirado pelos seus liderados? Então aprenda a se comunicar!

4) Forme líderes. Uma boa maneira de saber se você está fazendo um bom trabalho como líder é ver quantos líderes você tem ajudado a formar na sua empresa. Nas palavras do americano Ralph Nader, “a função da liderança é produzir mais líderes, não mais seguidores”.

 

feedback65) Quer saber mesmo se você é um bom líder? Então pergunte! Uma das práticas que ajudam a melhorar o desempenho no trabalho de equipes é o feedback, que numa tradução livre quer dizer realimentar ou dar retorno. No mundo profissional, trata-se de valorizar os pontos positivos e sugerir melhorias. Crie um ambiente aberto ao feedback, e aproveite para também receber dos seus liderados as impressões deles quanto ao seu desempenho.

Não sei se você é um bom líder, mas se leu até aqui, é porque está curioso para conhecer mais sobre as competências presentes nos grandes líderes. Continue assim! Bom trabalho! Sucesso!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: