Quando é hora de largar o emprego para começar um negócio?

1

6 de fevereiro de 2014 por Semio Timeni

Saber o momento de dar adeus ao emprego e se dedicar a sua própria empresa é um dos maiores dilemas para quem quer empreender

50d_10-09-11-painting-lights_022-copy

De onde vêm as ideias de negócios?

Respondido por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo

A decisão de abrir uma empresa é sempre cercada de muitos riscos, considerando aqui não somente os financeiros, inerentes ao negócio, mas também os riscos pessoais, como o medo do fracasso diante da sociedade em que se vive, pouco tolerante ao fracasso.

Entretanto, é possível utilizar o medo a seu favor, e até compreendê-lo melhor. De acordo com o livro ‘Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto’, editado pelo Instituto Endeavor, “ o medo de não dar certo é absolutamente essencial, pois serve para que o empreendedor conheça seus limites e calcule o tamanho de seus riscos”.

A principal justificativa citada por muitos empreendedores que conheço e que decidiram abrir mão de carreiras executivas bem sucedidas, ou empregos confortáveis e razoavelmente seguros, é a mesma: não se sentiam felizes e não encontravam propósito no que realizavam.

vida-curta-viver-escolhas-caminho-felicidade-amor

Depois de reconhecer que não se sente feliz em sua carreira, o próximo passo é descobrir o que de fato gostaria de fazer, em que se vê investindo dinheiro, tempo e energia ao longo da vida. Considere, além de uma oportunidade de negócio, também seus gostos pessoais, objetivos de vida e apoio de familiares na nova empreitada.

Lembre-se que o primeiro ano de uma empresa talvez seja o mais difícil, e você terá que estar preparado. Por isso, faça um bom plano de negócios, pesquise os dados do setor, levante os custos e investimentos necessários e estude. Lembre-se de que agora você terá que estar preparado para gerenciar pessoas, administrar o financeiro, planejar as vendas, atender os clientes.

É preciso estar ciente que no inicio da sua jornada empreendedora com certeza haverá uma diminuição de renda ou padrão familiar, e o apoio da família nesse momento é crucial.

Não existe uma resposta única, uma receita a ser seguida. A decisão é sempre de acordo com o quanto você se sente preparado para iniciar sua carreira empreendedora, tanto tecnicamente quanto emocionalmente, pois a decisão em empreender é sempre muito pessoal.

Cynthia Serva é coordenadora e professora do Centro de Empreendedorismo do Insper.

Com Edição de Priscila Zuni do Exame.com

Um pensamento sobre “Quando é hora de largar o emprego para começar um negócio?

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: