5 dicas para empreender

2

1 de fevereiro de 2014 por Semio Timeni

Eu costumo dizer que, como muitos outros atos humanos, empreender é simples. Mas não é fácil. Sem querer esgotar o tema, quero hoje explanar 5 dicas para você que pensa em empreender. São perguntas que convidam a uma reflexão com direcionamento à ação. Vamos a elas.

Whoarey2ou

1)    Quem é você? O que você quer para você? Qual sua missão no mundo? Antes de dar qualquer passo, pare e pense no que você quer para sua vida. Por que você quer começar um negócio? Onde você quer estar daqui a 5, 10, 15 anos? Ninguém abre uma empresa para fechar no mês seguinte… Empreender exige tempo e dedicação. Precisa haver uma identificação, uma sinergia, entre a empresa e seu proprietário, pois ela vai exigir muito de você… Descobrir o que você quer para você, quais são seus objetivos de vida, ajudarão a refletir se abrir a própria empresa é um boa decisão.

2)    Quais são seus Valores? A busca por empreender precisa ser antes de tudo a busca pela realização pessoal através da realização profissional. Portanto a empresa deve ser a cara do dono no que tange os valores, pois estes são atributos que você quer ver tanto em você quanto no mundo ao seu redor. Justiça? Honra? Honestidade? Lealdade? Transparência? Sustentabilidade? Como estes valores podem se enraizar na sua empresa, formando uma base forte que a ajude a crescer?

ideias1

3)    Qual sua ideia de negócio? Por que ela promete ser um sucesso? Aqui pode ser muito útil a opinião de outras pessoas para ajudar a pensar sobre porque sua empresa vai vencer no mercado. E não se trata de um bate-papo qualquer: pense nas perguntas, anote as respostas. Neste momento não se trata de conselhos; o que você quer é opiniões. Exemplificando: você quer abrir uma sorveteria no seu bairro? Uma pergunta seria: “o que você acha de uma sorveteria na rua tal?”. Outra: “o que esta sorveteria deve ter para você se tornar cliente?”. Se você não focar no negócio em si, seus amigos e parentes vão querer lhe dar conselhos, muitas vezes sob a ótica cega de quem não tem coragem de empreender.

 

014)    Como você fará para atrair os clientes? Como você fará o dinheiro entrar? A verdade é que de nada vale uma ideia sem cliente. Foque seus objetivos. É uma sorveteria? Então quem serão seus clientes? Onde eles moram? Quanto costumam pagar por um sorvete? Como avisar a eles que você existe? Como torna-los fiéis à sua empresa?

5)    Como você fará para atrair o tipo certo de colaboradores? Vai abrir uma padaria? Quem será o padeiro? E o auxiliar? Quem compra os materiais? Quem vende? Onde conseguir estes profissionais? Como treina-los para que possam oferecer o melhor de si em prol dos objetivos comuns? Se você acha que este assunto é fácil de resolver, pense novamente. Colaboradores são o patrimônio mais precioso de uma empresa. Com bons colaboradores você pode arrumar bons clientes. Mas os melhores clientes do mundo não garantem a você conseguir bons colaboradores para tocar sua empresa no dia a dia.

Estes passos podem não esgotar o assunto, mas ajudarão você a refletir e direcionar suas ações para o sucesso empresarial. Como já dizia Sêneca: “muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las”. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

Semio Timeni Segundo é Business Coach

 

2 pensamentos sobre “5 dicas para empreender

  1. Lembrei muito dos Tios de Comportamentos no EMPRETEC. Parabéns! Excelente artigo! Principalmente para mim que estou iniciando uma loja virtual para vender produtos em parceria com empresas e etc. Algumas dessas perguntas eu já havia respondido. Mas continuo me perguntando: como fazer diferente dos demais? Como criar momentos mágicos quando o cliente entrar no NOSSO SITE ( http://nossosite.loja2.com.br/ )? NÃO DURMO DIRETO. Ainda bem que há mais de dez anos passo por treinamento no SEBRAE.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: