3 Lições de liderança do Papa Francisco

2

18 de janeiro de 2014 por Semio Timeni

enhanced-buzz-wide-26190-1387225820-59

Após ser liderada por quase três décadas por João Paulo II, um Papa carismático e visionário, apontado como um dos líderes que mais influenciaram a humanidade no século XX, e de breves 8 anos de papado de Bento XVI, a Igreja Católica apresentou em 2013 o seu novo líder, o argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.

Nestes primeiros meses de sua gestão, o Papa Francisco já mostrou um estilo próprio de liderar uma das organizações mais tradicionais do mundo. Daí vem a pergunta: será que você pode aprender a liderar com o Papa Francisco?

Sim, você pode, independente da sua religião ou crença, pois a verdadeira liderança é praticar ações que geram um impacto positivo nas pessoas. E, sob esta ótica, o Papa Francisco reúne características importantes para qualquer indivíduo que queira ser líder. São competências que se bem praticadas podem tornar você um líder melhor.

E quais são elas?

enhanced-buzz-wide-20790-1387228125-19

1) A ação fala mais alto do que palavras! Serve se você é professor, gerente ou Papa. Quando a liderança é exercida, a congruência tem que estar presente. E o que é congruência? É revestir de ação tudo que você pensa e fala. Jorge Mario Bergoglio conhece o poder da ação. Começando pela escolha do nome “Francisco”, em honra a São Francisco de Assis, símbolo de humildade, ele já mostra a direção que quer dar ao seu papado. Ações como optar por viver uma vida mais simples, dispensando luxos inerentes a um cargo de chefe de estado, ou quando rompe a tradição e lava os pés de mulçumanos durante a Semana Santa, mostram que não adianta falar, tem que fazer. Como já ensinava São Francisco – “pregue o Evangelho a todo o tempo. Use palavras se necessário” – seu xará tem pregado a Boa Nova através das ações.

2) Quando falar, seja honesto. Esta é uma outra característica marcante no estilo de liderança do Papa Francisco. Ele não tem medo de ser ele mesmo, de mostrar que é um ser humano antes de ser um Papa. Apesar do pouco tempo no cargo, sabe administrar as palavras com tal habilidade que está construindo pontes com grupos que antes a Igreja não dialogava. Apesar de tradicional com questões como o casamento ou o aborto, quando fala em amor e aceitação, reconhece: “quem sou eu para julgar?” em relação à salvação. Quando afirma “apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos” ele se abre não apenas para falar, mas também para ouvir. Outra frase marcante é a que diz “ao ateu, não diria que sua vida está condenada, porque estou convencido de que não tenho direito de fazer juízo sobre a honestidade dessa pessoa.

3) Carisma, dom divino? Muitos não católicos e agnósticos têm mostrado sua admiração pelo Papa Francisco. Esta é a essência da palavra “carisma”: a capacidade de inspirar exercida por uma pessoa. Vem do latim charisma, dom divino, mas será algo apenas aos “escolhidos”? Creio que não. Acredito que é uma habilidade que pode ser adquirida. O verdadeiro significado por trás deste substantivo é a identificação com a mensagem e o mensageiro. Se a liderança mais eficiente é aquela exercida com carisma, ao ser honesto e congruente – características anteriores – Francisco ganha a admiração e constrói seu carisma.

enhanced-buzz-wide-32090-1387221593-11

O Papa Francisco se apresenta como um líder dos novos tempos. Que tal aprender com ele? Como já ensinava Francisco, o santo: ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

2 pensamentos sobre “3 Lições de liderança do Papa Francisco

  1. neuza lins disse:

    Excelente matéria.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: