Top 10: Marcas com melhor imagem para o consumidor brasileiro

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17 de janeiro de 2014 por Semio Timeni

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O Boticário é a marca com melhor percepção recente entre os consumidores brasileiros, aponta ranking criado pela BrandIndex, empresa de pesquisa de mercado britânica.

A lista é criada para medir as imagens mais positivas entre as marcas, e a atenção que os consumidores dedicaram aos produtos – o que eles chamam de “ruído positivo”, uma maneira de testar a eficácia de estratégias de marketing. Uma das perguntas feitas é: “Se você ouviu alguma coisa sobre a marca nas últimas duas semanas, através da publicidade, notícias ou boca a boca, foi positivo ou negativo?” Confira quais marcas nacionais e estrangeiras tiveram melhor desempenho segundo esses criterios no mercado brasileiro.

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1. Boticário

Crescimento na pontuação: 74,6 pontos

O Boticário lidera a lista reunindo as impressões mais positivas entre os consumidores. A marca, de origem nacional, sustenta um posicionamento forte no setor de perfumaria e cosméticos, e beneficia-se de sua presença ramificada em diferentes regiões do país, por ser uma das maiores redes de franquias nacionais.

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2. Natura

Crescimento na pontuação: 70,7 pontos

Eleita como a marca mais valiosa do varejo brasileiro em 2013 pela Interbrand, a Natura investiu nas ideias de sustentabilidade e brasilidade para reforçar sua imagem. Em 2013, seu principal lançamento focou a linha “Sou”, feita com embalagens que prometem poupar 70% de plástico e investem no slogan “Para que você precisa do que não precisa?”.

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3. Oral B

Crescimento na pontuação: 63,6 pontos

Fabricada pela Procter & Gamble, a Oral B colheu os frutos da visibilidade conquistada com a contração de um garoto-propaganda de grande apelo, o apresentador Rodrigo Faro. O artista conduziu ainda merchandisings da marca em seu programa dominical da TV Record.

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4. Nestlé

Crescimento na pontuação: 62,5 pontos

Eleita em diferentes rankings como a marca mais confiável no Brasil, a Nestlé defende sua imagem de marca íntima dos consumidores. Relançamentos como do chocolate KitKat, que chegou à bordo de muitos pedidos de saudosistas, auxiliaram no objetivo.

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5. Colgate

Crescimento na pontuação: 60,1 pontos

O segundo creme dental da lista tem uma das marcas mais presentes nos lares brasileiros. A meta agora, de acordo com a empresa, é crescer em outros segmentos, como o de enxaguantes bucais, representados no portfólio de produtos com o Colgate Plax.

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6. Facebook

Cresimento na pontuação: 58,4 pontos

No Brasil, Facebook virou “Feice” e, com o crescimento do mobile, a rede social faz da rotina dos internautas. Com mais de 76 milhões de usuários ativos no país, o site tornou-se uma plataforma massiva e relevante, também, para as ações de comunicação de outras marcas.

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7. Samsung

Crescimento na pontuação: 57,9 pontos

Se Apple era sinônimo de excelência em smartphones, a Samsung investiu pesado para mudar essa imagem. No Brasil não foi diferente, e com uma vantagem a mais: pegando emprestado sua visibilidade conquistada no mobile, a empresa consolidou-se como competitiva na venda de TVs HD, laptops e tablets.

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8. Google

Crescimento na pontuação: 74,6 pontos
Apesar da lista ser recheada de cosméticos e produtos de higiene pessoal – rotineiros na vida dos consumidores – a presença do Google mostra a importância do crescimento do setor de tecnologia. Apesar dos recentes escândalos referentes à privacidade online, aparentemente o slogan “Don’t be Evil” (Não faça o mal, em tradução livre para o português) tem sucesso entre os internautas nacionais.

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9. Avon

Crescimento na pontuação: 74,6 pontos

Terceira marca de cosméticos do ranking, a Avon é uma das maiores empresas de vendas diretas do mundo. Atualmente, o Brasil conta com a maior força de vendas da empresa e é também a maior operação global da marca. A empresa tem também “tropicalizado” seus produtos e lançamentos, para atender melhor às necessidades e gostos dos compradores.

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10. Dove

Crescimento na pontuação: 74,6 pontos

No Brasil desde 1992, a Dove encerra a lista como exemplo de uma expansão internacional de marca que deu certo: somos um dos cinco maiores mercados globais do produto. Vale lembrar que 2013, período de recolhimento dos dados da pequisa, também foi o ano em que a anunciante teve o comercial mais viralizado do mundo, a campanha Dove Retratos da Real Beleza.

 

Por Mirela Portugal, da Exame.com

 

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