Lenovo busca ser ‘número um’ dos smartphones

Deixe um comentário

5 de janeiro de 2014 por Semio Timeni

Fabricante chinesa que lidera mercado global de PCs quer repetir o sucesso na área dos dispositivos móveis, mas o caminho é longo

Eric Pfanner , The New York Times

Nos Estados Unidos, a Lenovo ainda é mais conhecida como a empresa chinesa que adquiriu a divisão de PCs da IBM. Na China, ela é tida como a maior fabricante mundial de PCs, uma força a ser reconhecida em smartphones e uma líder do poderio econômico e tecnológico da nação.

A fabricante de laptops já é a segunda maior marca de smartphones na China, depois da Samsung Electronics. A Lenovo quer avançar a partir desse sucesso e começar a entrar nos mercados ricos dos EUA e de outros países em 2014.

lenovo-smartphone-vibe-z-front-3-640x320

“Nossa aspiração é ser a número um no espaço móvel”, disse J. D. Howard, vice-presidente da Lenovo encarregado do desenvolvimento dos negócios com smartphones da empresa fora da China. “Sei que isso parece maluquice, mas há cinco anos, se eu dissesse que seríamos a maior em PCs, as pessoas diziam que estávamos malucos”, acrescentou.

A Lenovo foi fundada em 1984 por Liu Chuanzhi. Ele espantou o mundo quando comprou a divisão de PCs da IBM em 2005. Em setembro deste ano, a Lenovo consolidou sua posição no topo do setor de PCs. Ela vendeu mais PCs do que duas grandes empresas americanas, Hewlett-Packard e Dell. A marca respondeu por 16,7% das vendas globais de PCs, segundo as empresas de pesquisa Gartner e IDC.

A força da companhia sempre foi construir laptops muito duráveis, mas ela recentemente se expandiu para os tablets. Em janeiro de 2012, introduziu um novo dispositivo com a marca Yoga, híbrido de laptop e tablet e que opera com o sistema operacional Android, criado pelo Google. Ele é vendido por menos de US$ 300 nos EUA.

Lenovo_IdeaTab_A2109

“O PC não vai desaparecer amanhã”, disse Peter Hortensius, presidente do Think Business Group da companhia, que atende a clientes corporativos. “US$ 200 bilhões é um belo bolo, e achamos que podemos pegar uma fatia maior dele”, disse ele, referindo-se às vendas anuais aproximadas do mercado global de PCs.

O IDC prevê que as vendas de PCs cairão quase 14% para 314 milhões de unidades este ano, ante 364 milhões dois anos atrás. “A Lenovo está sentindo a pressão, mas está mais bem preparada para enfrentar a tempestade”, disse Jeff Orr, um analista da ABI Research.

Avanço

Um dos motivos são os smartphones. No terceiro trimestre deste ano, a companhia garantiu 13% do mercado de smartphones da China. A Samsung Electronics, que está no mercado há mais tempo, tem 21%, segundo a empresa de pesquisa Canalys. Mas já basta o fato de que a Lenovo está em terceiro lugar no mundo todo, depois da Samsung e da Apple. No verão passado, a empresa vendeu mais smartphones e tablets juntos, do que seus PCs, embora os PCs ainda representem 85% da sua receita.

O que ajudou a Lenovo foi sua posição de liderança em PCs e seu estreito relacionamento com varejistas e operadoras de telefonia móvel na China, o maior mercado de smartphones do mundo. Embora mais de 90% das vendas de telefones móveis da companhia ainda estejam na China, há sinais promissores em outros países.

Os analistas afirmam que grande parte do crescimento das vendas destes aparelhos se registrará em países em desenvolvimento, mas a Lenovo não pretende parar por aí. Entretanto, considerando o vigor da Samsung e da Apple nos Estados Unidos e Europa, uma recém-chegada poderá encontrar dificuldades.

Até mesmo os executivos da Lenovo reconhecem que para desafiá-las no segmento de smartphones, a companhia teria de melhorar muito sua imagem. Para tanto, contratou o ator Ashton Kutcher e o jogador de basquete Kobe Bryant para promover o produto.

Tradução de Anna Capovilla e Celso Paciornik

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: