5 dicas para alcançar suas metas

4

5 de janeiro de 2014 por Semio Timeni

Mais um ano se inicia, e com ele uma vontade imensa de atingir as metas sonhadas e nunca alcançadas. No âmbito pessoal, propostas de emagrecer, economizar para fazer aquela viagem, parar de fumar, sair do sedentarismo… No profissional? Ganhar melhor, vender mais, fazer aquele curso…

E passam-se as semanas… os meses… e aqueles desejos sonhados para este ano acabam ficando para trás…

3534516458_6be8f6ef9d_o

 

Será que esta história de metas funciona mesmo? Será que existe uma maneira de melhorar seu desempenho e alcançar suas metas?

Estudos científicos no transcorrer das últimas décadas já demonstraram que ter metas claras é uma característica constante nas pessoas de sucesso. Já escrevi muito sobre o assunto – se quiser ler é só procurar na internet. O problema, contudo, não se resume em estabelecer as metas, ter a visão clara de onde se quer chegar. O problema, de verdade, é mudar. É fazer as mudanças comportamentais que geram resultados. Porque de nada adianta traçar metas se você não se esforçar para alcança-las. E todo esforço traz consigo coragem, ânimo, empenho, energia, esforço, vigor, coragem… Comportamentos desejosos, mas que demandam trabalho! E, de verdade, nem todo mundo está disposto a agir assim…

InevitableGoal

 

Sim, você é o maior responsável por atingir suas metas. E aqui vão algumas dicas para você alcança-las! São 5 passos para fazer você uma nova pessoa nesse ano que se inicia!

1)    Toda meta tem que ser escrita, com números, detalhes e datas, para poder ser monitorada. Uma vez feito isto, a primeira dica é: planeje suas metas! Divida uma meta grande – perder “x” quilos até 30 de junho – em submetas, mensais ou semanais, com atividades claras do “caminho” que você precisa fazer para chegar no seu objetivo. O que costumo ver são pessoas “bem intencionadas” cheia de sonhos, que fracassam por não se planejar. Planeje para vencer seus desafios!

2)    Escreva porque atingir a sua meta é importante para você!! Sim, tipo uma redação, daquelas que fazia na escola, dizendo porque você deseja alcançar esse objetivo! Não vai precisar mostrar para ninguém, a não ser para você mesmo: releia de tempos em tempos o que escreveu, para relembrar os motivos dos sacrifícios feitos até ali. O tempo você estabelece: pode ser a cada semana, mês ou a cada 90 dias. Acha tolo? Experimente-se! Afinal, tolo mesmo é escrever metas e nunca alcança-las!!

Focus_by_Pyr0_de

3)    Foco! Se quiser economizar para aquele carro sonhado, pare de gastar com bobagens! Se a meta é sair do sedentarismo, pequenas mudanças, devagar e sempre. Se é parar de fumar, fuja de ambientes com fumantes ou procure ajuda de um médico especialista. Como eu costumo dizer, tão importante quanto saber o que se quer – a meta – é focar as ações em alcança-las!

4)    Espalhe suas metas! Escreva-as na agenda do celular, pregue na porta do armário, compartilhe-a com uma pessoa querida. Troque o papel de parede do seu computador por uma foto do seu objetivo. Encontre um “parceiro ou sócio” para sua meta: uma companhia para os exercícios ou parar de fumar. Somos seres sociais e o apoio do outro muitas vezes ajuda a nos motivarmos.

l807088038

5)    Premie-se. Não só no final, na meta, como também no intervalo, nas submetas. Pequenos prêmios, que sejam! O que importa é ver que você está no caminho certo, e a recompensa servirá de reforço para seu bom comportamento!!

Li esses dias uma frase que dizia “melhor que esperar por um ano novo é ser uma nova pessoa neste ano que se inicia”! Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

4 pensamentos sobre “5 dicas para alcançar suas metas

  1. Enair Peruci de Godou disse:

    Achei as dicas fantásticas, embora já tinha conhecimento das mesmas só precisamos nos determinar e praticar. Vamos tentar mais esse ano.

  2. Gostei das “dicas”. De fácil assimilação, didáticas e práticas!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: