Novos passos para o sucesso em 2014!

1

22 de dezembro de 2013 por Semio Timeni

Evoluir-empreender-nos-negócios

Este artigo começou há quinze dias com a primeira parte publicada aqui neste espaço. Fala dos passos necessários para você sair do desejo para a conquista. Não desejar que o ano novo seja melhor e sim mudar para que você seja alguém melhor no ano novo! E o que é ser alguém melhor? Aí depende, quem define é a própria pessoa. A referência de sucesso é algo que vem de dentro, pois o que é sucesso para mim pode não ser para você, concorda?

O convite foi refletir nestes dias de dezembro sobre o que você deseja para sua vida pessoal, profissional, social e espiritual. Definir o que é sucesso nestas dimensões serve para direcionar suas ações que podem lhe levar à felicidade. Muitas vezes não é o destino o mais importante, mas o caminho, a estrada, a rota, que leva você até lá.

A verdade é que qualquer caminho é cheio de tédio, desculpas e dificuldades. Por isto, e lembrando que escrever é fundamental, convido você a, uma vez definido o que deseja para cada uma das quatro dimensões da sua vida, criar recompensas no meio do caminho para se premiar. Permita-me dar um exemplo meu.

Como-Se-Tornar-Uma-Pessoa-de-Sucesso-03

Estou morando nos EUA neste último ano, estudando MBA em empreendedorismo. Minha meta, pois, para cada trimestre, era passar com nota “A” em cada matéria. Ao final de cada trimestre, uma recompensa. Minha meta de longo prazo? Concluir o MBA, algo muito desejado. Metas de curto prazo? Concluir a matéria, com nota A, a cada trimestre. E para cada trimestre, um prêmio!

12814473

Estas metas de curto prazo podem ainda serem divididas em metas diárias, semanais e mensais. Confesso que um livro de 600 páginas me assusta, mas se eu estou focado na minha conquista futura e compreendo minha responsabilidade em alcançar minhas metas, basta ter a consciência que 10 páginas por dia são o suficientes para meu sucesso, e ainda me sobram os fins de semana! Contudo, se empurrar com a barriga e não ler as 10 páginas hoje, amanhã serão 20… 30… E aí fica tudo mais difícil, doído e não faz bem pra mim.

Fazer algo diariamente também me ajuda a não desistir. Isto mesmo, estou falando de criar uma rotina! Não sei você, mas me ensinaram que esta palavra é ruim: rotina. Descobri, com o tempo, que criar rotinas é fantástico e desconfio que quem inventou essa fofoca de que rotina é ruim foi um procrastinador! A verdade é que não conheço nenhuma história de sucesso que não venha acompanhada de rotina! Jogador de sucesso? Horas de treino! Grande empresário? Padrão comportamental de planejamento e execução. Uma grande mãe? Rotina! Sabe a palavra rota, sinônimo de caminho, lá de cima? Pois é, são irmãs: rotina e rota derivam de rupta, palavra que vem do latim.

Rotina-mucho-macho

A partir do momento que você começar a traçar metas para 2014, com um planejamento mensal, dividido em ações diárias ou semanais, prepare-se para a necessidade inerente a qualquer outra ação humana: os ajustes. Adaptação às questões imprevistas será sempre importante, e isto afasta a lenda de que rotina é ruim, pois o novo sempre estará presente em nossas vidas, concorda?

Reflita sobre suas aspirações para 2014. Anote-as em um caderno, colocando detalhes, números, tempo para alcança-las. Compartilhe com quem você ama. Divida-as em ações menores. Crie rotinas. Recompense-se. Experimente-se. Desafie-se nos primeiros 90 dias e veja o resultado. Pois como já ensinava o filósofo Aristóteles, “você é o que você repetidamente faz. Excelência não é um evento – é um hábito”. Pense nisso. Bom trabalho. Sucesso. E feliz ano novo!

Um pensamento sobre “Novos passos para o sucesso em 2014!

  1. Renan Costa disse:

    Muito bom, Sêmio! Complementou o que eu vinha pensando nos últimos dias para o meu planejamento. Obrigado! Abs

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: