O segredo do sucesso em sete dicas de Jorge Paulo Lemann

2

27 de novembro de 2013 por Semio Timeni

economia-galeria-suica-jorge-paulo-lemann-20130116-02-size-598

Em bate-papo com estudantes, empresário conta o que chama sua atenção num jovem profissional e sobre como agir para desempenhar uma boa gestão como empreendedor

Considerado o homem mais rico do Brasil pela revista Forbes e sócio de um conglomerado que inclui as empresas AB InBev, Heinz e Burger King, o empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann tem lições valiosas a passar aos jovens interessados em empreender. Ao participar de um bate-papo promovido pelo site da Fundação Estudar, entidade que ele mesmo fundou, Lemann, que é avesso a entrevistas, abriu o jogo sobre o que é essencial para se ter sucesso nos negócios. Segundo o empresário, ter ética, ser proativo e fazer (em vez de falar) são algumas das características essenciais — pelo menos em suas empresas.

Ter Lemann como avaliador numa entrevista de emprego (ou ainda como chefe) pode ser algo para pouquíssimos jovens talentos. Mas, segundo ele conta, a cultura desenvolvida em suas empresas tem sido difundida no Brasil de forma ampla. Assim, um bom conselho do empresário que é hoje o mais bem-sucedido do país pode fazer toda a diferença na hora de nortear sua carreira. Confira as dicas:

Ser ético

“Damos importância grande à ética. As pessoas podem ser diferentes, vir de origens diferentes,  ter qualquer religião. Mas tem que ser ético. Se não é ético, não dá pra trabalhar”.

Ter ambição

“Gostamos de pessoas com brilho no olho, de pessoas que querem fazer alguma coisa, que querem ser bem sucedidas”.

Ter conquistas

“Mesmo sendo uma pessoa muito jovem, de até 20 anos, tentamos ver o que a pessoa já fez. Eu gosto de olhar o que o sujeito já fez ou o que já fez diferente”

Ser proativo

“Gostamos de pessoas que andam sozinhas, como aquele profissional que nós sabemos que vai criar algum problema, porque vai querer andar um pouco sozinho e vai fazer alguma besteira. Eu não gosto tanto daquele soldado disciplinado que só vai fazer a coisa quando receber ordem de alguém”.

Fazer mais do que falar

“Gosto de pessoas que atinjam resultado. Tem gente que fala muito, fala bonito, mas não acontece. E tem outros que nem falam tanto, mas conseguem chegar lá”.

Saber trabalhar em grupo

“Gosto de pessoas que gostam de trabalhar com outras pessoas. O gênio sozinho não funciona dentro do nosso sistema”.

Gostar do que faz

“É preciso dar oportunidade para aquilo que a pessoa sabe e gosta de fazer. Quando você olha por aí, as empresas de sucesso são as que basicamente servem bem os clientes e têm funcionários que gostam do que fazem”.

Talita Fernandes para Veja.com

2 pensamentos sobre “O segredo do sucesso em sete dicas de Jorge Paulo Lemann

  1. Inocencio fabio de souza disse:

    O brasil e o mundo deverian ter mais pessoas assim sabias gentis gente do bem obrigado lemman.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: