A vida é curta, curta-a!

Deixe um comentário

3 de novembro de 2013 por Semio Timeni

vida-curta-viver-escolhas-caminho-felicidade-amor

A primeira vez que ouvi falar em polpa de frutas congelada para sucos foi na década de 1990. Um bom amigo estava a ganhar muito dinheiro com este produto – para a época – inovador. Sempre que nos encontrávamos ele me atualizava de seus passos, cada vez crescendo mais. Num desses encontros, na casa de seus pais, parabenizei-o pelo carro novo.

–       Que carro novo o quê? Tá doido? – respondeu meu amigo, com cara de espanto.

–       Como assim? Acabei de ver a camioneta parada aí na frente! – retruquei

–       Mas é a que eu sempre tive!

–       Amigo, que história é essa? O carro lá na porta pode ser da mesma cor, do mesmo modelo, mas a placa é diferente! Ou é novo ou você agora anda com placa fria!!! – afirmei, pois decorei a placa do seu carro velho, uma sequência bem fácil, aliás.

Ele desmancha a cara de espanto confessando que agiu assim para não chamar a atenção para o seu sucesso. Agora quem tinha a cara de espanto era eu! Meu amigo comprara um carro do mesmo modelo e da mesma cor simplesmente para não chamar a atenção dos outros?!?! Alguns minutos de conversa e ele vai ainda mais longe: confessa que até queria uma camioneta daquelas grandes, de cabine dupla, e que tinha dinheiro para compra-la, contudo não se permitiu a alegria e a satisfação de alcançar aquela meta…

Posso afirmar, sem medo de errar, que uma das coisas mais sem sentido na vida é ganhar dinheiro e não saber gastá-lo! E não é só em histórias como a do meu amigo que vejo isto acontecer. É facílimo encontrar empresários que me afirmam, com orgulho, “não tiro férias a anos!” como se isto fosse prova de empenho ou de sucesso. Para mim é prova de ignorância! Explico-me.

Sabe a companhia de telefonia? E a de energia? Todas colocam metas para o empresário alcançar! Sim, metas, mensuráveis e com tempo final. Está lá na conta que chega todo mês.  Basta não pagar o telefone ou a energia para vê-los cortados! E estou falando apenas de dois entre dezenas de fornecedores. Por isto que costumo afirmar que ser empresário é diferente de ser empreendedor. Empresário – em uma acepção superada –  cumpre metas dos outros, convivendo com os resultados que o destino ou a sorte lhe permita, e não com aquilo que ele luta para alcançar.

Ser empreendedor é diferente! Suas metas quem coloca é ele! Não é que ele não pague seus fornecedores ou coisa parecida. Estes são apenas meios para ele atingir seus fins, suas metas. Pois verdadeiramente quem dá a relevância da empresa existir é o empreendedor! Logo, o sucesso da sua empresa é o seu sucesso, que pode ser materializado de várias maneiras, inclusive com questões de natureza pessoal, como um carro, uma casa, uma viagem de férias…

Voltemos às férias. Como é sofrido ver uma pessoa que quero bem afirmar que não tira férias pois a sua empresa não permite seu afastamento… Já seu empregado, 30 dias todo ano! E ela ainda se diz dona de alguma coisa…

E você, qual a última vez que se permitiu 30 dias de descanso?

1291508539942_f

Tenho perseguido um lema desde que me entendo por gente: a vida é curta, curta-a! Permitir-me um período de descanso anual está dentro deste lema. Trabalho duro, fins de semana e noites adentro, se assim for preciso! Mas não me desvio deste lema: meu esforço tem que me gerar recompensa, pois a vida é curta!

Qual a última recompensa que você se deu? Que tal começar traçando metas que lhe permita 4 semanas de descanso e alegrias junto aos seus familiares e amigos? Pense nisso. Bom trabalho. Sucesso.

_________________________________________________________________

Semio Timeni Segundo é Mestre em Administração, Consultor Empresarial e Coach.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: