Em se plantando tudo dá

Deixe um comentário

13 de outubro de 2013 por Semio Timeni

Making one's money grow

A mais famosa das cartas, a de Pero Vaz de Caminha, considerada a certidão de nascimento do Brasil, já dizia sobre nosso país “Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo”. Mais de quinhentos anos depois, esta frase cabe perfeitamente se examinada sob a ótica do empreendedorismo: por aqui as oportunidades estão por todos os lados, cabendo a você identificá-las e desenvolve-las.

 

Isto também mostra um dos mais importantes estudos científicos sobre os níveis de Empreendorismo de uma nação. Trata-se do GEM, o Global Entrepreneurship Monitor, que tem a coordenação mundial de instituições como a Babson College (EUA) e a London Business School (Reino Unido), entre outras. Em seu último relatório, o GEM mostrou que o empreendedorismo por necessidade – aquele que se dá pela falta de opções de subsistência – está caindo e que o empreendedorismo por oportunidade tem crescido cada vez mais no Brasil.

 

Como o nome sugere, o empreendedorismo por oportunidade nasce da identificação de opções de aumento ou manutenção da renda através de um negócio próprio. Acontece quando o empreendedor escolhe gerar sua própria renda, buscando assim alcançar o desejo de realizar algo e de ser independente no trabalho – e também na vida.

 

Dentro deste contexto, uma das fortes tendências dos últimos tempos no Brasil é o self-employment, o chamado auto-emprego ou trabalho por conta própria. Seguindo uma disposição encontrada em diversos países desenvolvidos, muitos brasileiros tem aproveitado suas competências e talentos profissionais para desempenhar um novo papel. Não se trata simplesmente de trabalho terceirizado, engloba muito mais. Tem a ver com uma postura de vida, muito mais ligada ao empreendedorismo do que a um emprego formal.

 

plantar-dinheiro

Exemplos de auto-emprego estão por todos os lados. Desde os famosos na área de cosméticos, como a Avon, Natura ou Jequiti, passando pela prestação de serviços, são diversas as ideias de negócios. Quer duas?

 

Tenho uma amiga empreendedora em Natal que contratou uma designer gráfica no interior de Goiás. A distância física simplesmente não impede que a empreendedora goiana cumpra o seu ofício nos prazos, com bom gosto e agilidade. Minha amiga afirma que o preço é o mesmo que em Natal, e os diferenciais são o ótimo atendimento e a praticidade encontrados na designer, que emite nota fiscal regularmente, e que as reuniões se dão via teleconferência. Nada de amadorismo, tudo profissional e competente! E mais, que esta designer atende a clientes de todo Brasil!

 

Outra ideia que eu vi estes dias é de um motorista profissional. Nos fins de semana, ele recebia muitas ligações pedindo para ele fazer um bico, um extra, visto que muita gente prefere pagar alguém para dirigir do que correr o risco de um acidente ou ser parado numa blitz. Como ele não conseguia atender a todos os pedidos, começou a contratar outros motoristas profissionais, e a coisa toda foi aumentando de tal forma que hoje ele tem mais de vinte motoristas trabalhando para ele todo fim de semana.

 

Estes são apenas dois exemplos de um mercado que tem crescido enormemente. O auto-emprego é hoje uma opção de vida acessível para quem enxerga uma oportunidade e, com planejamento e dedicação, cai em campo para empreender. Pois, passados todos estes séculos, aqui continua a ser uma terra onde se plantando tudo dá! Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: