Como testar sua ideia de negócio

Deixe um comentário

1 de outubro de 2013 por Semio Timeni

19381566-lampada-criativa-com-o-desenho-de-estrategia-de-negocios-plano-ideia-conceito-nas-maos-dos-empresari

Vivemos uma época de muitas oportunidades de negócio. Copa do mundo, novos shoppings, crescimento da renda, todo dia tem uma notícia nova nos jornais mostrando que o nosso país é uma terra onde continua a ser muito verdadeira a frase de Pero Vaz de Caminha “em se plantando tudo dá”.

 

Huummm, será mesmo?

 

Como saber se sua ideia tem potencial de se transformar em negócio? Como calcular os riscos envolvidos neste desafio? Aqui vão algumas dicas para testar sua ideia de negócio antes de sair empreendendo.

 

Comece pela busca de respostas para perguntas como: quem é seu cliente? Visite futuros concorrentes, converse com aqueles que você acredita poderem ser potenciais clientes, mostre seu produto ou converse sobre seus serviços com pessoas mais experientes, que possam lhe abrir os olhos para questões que você ainda não parou para pensar.

lampada_ideia veresaber

Se puder, crie um protótipo do negócio. Como assim? Quer vender comidas congeladas? Comece testando com os amigos e parentes as suas receitas, a embalagem, porção ideal, etc. Pensando em fabricar móveis de madeira? Que tal criar alguns produtos, testar linha de produção e buscar entender como o mercado – clientes diretos e indiretos, fornecedores e concorrentes – recebem sua ideia? Quer abrir um salão de beleza? Que tal começar atendendo na garagem de casa ou se voluntariando em alguma casa de repouso ou orfanato?

 

Outra importante questão é onde implantar a empresa. A localização é, por muitas vezes, essencial para a existência de um negócio. Estacionamento, licenciamentos, acessibilidade e temas afins podem influir diretamente onde você vai se instalar. Ainda para muitas empresas, pontos como proximidade dos fornecedores ou mesmo da mão de obra podem viabilizar ou não a sua existência.

 

Se for alugar o imóvel, teste sempre que possível questões como estas aqui elencadas indo em diferentes dias e horários para ver qual a posição do sol e como ele impacta na temperatura interna, fluxo do trânsito e o estacionamento. Olhe ao redor e pesquise se outras empresas do mesmo segmento estão presentes.

 

Lembre ainda que tem as ações referentes ao valor do investimento necessário para sua ideia virar empresa. Sim, porque grana é importante, mas não é a mais importante das questões. Na verdade, muitos usam a falta de dinheiro como desculpa para não empreender. Se você seguir o roteiro aqui proposto, além de criar mais certeza no sucesso da sua empresa – e como consequência maior autoconfiança – ainda terá ótimos argumentos para convencer um sócio ou uma instituição financeira para lhe emprestar os recursos financeiros para empreender.

bolsa-de-valores 

E na hora de dimensionar estes recursos, uma coisa que muita gente boa faz é testar a ideia nos temas relativos aos investimentos financeiros. Por exemplo, simular o faturamento em cenários otimistas e pessimistas, pensando como o negócio pode ser impactado por questões diversas como os primeiros meses depois da abertura, quanto é necessário para o marketing, no investimento em treinamento e capacitação dos colaboradores, enfim, antecipando-se para desenhar os primeiros meses – às vezes anos – da empresa.

 

Testar, averiguar, pôr a prova, experimentar: promova sua ideia de negócio em algo real e tangível, submetendo-a a avaliação na prática. Afinal, sonhar é bom, mas transformar o sonho em vida real é melhor ainda! Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: