Artigo: 5 maneiras de lidar com o tempo

Deixe um comentário

15 de setembro de 2013 por Semio Timeni

temsapo

Você sofre com a falta de tempo? Então deixa eu dizer uma coisa: tempo é um fator estável e constante, não se trata de muito ou pouco, e sim do que você tem feito com ele.

 

Aqui vão cinco maneiras de se lidar com o tempo quando se está sempre atrasado.

 

1) Pare para pensar, planeje-se! Trace suas metas diárias, semanais e mensais, reparta afazeres grandes em tarefas menores, com foco nas suas prioridades. Um exemplo? Se nos nossos dias o trânsito está caótico, então significa que todos precisam levar isto em consideração. Antigamente um profissional que precisava se reunir com clientes nas suas empresas conseguia fazer de 6 a 8 reuniões de negócios por dia. Hoje, com a imensa quantidade de minutos gastos no tráfico diário, a média de 4 é um número a ser comemorado.

segurando_tempo

2) Viu que vai atrasar? Avise. Hoje existem diversas maneiras de se avisar um atraso – por voz, mensagem de texto, email, Skype, redes sociais, etc. – e ao fazer os outros esperarem você retira deles o poder de decidir sobre o próprio tempo, afinal eles queriam estar com você, e não esperando, concorda? Assim, devolva ao outro este poder de decidir, abrindo a ele a possibilidade de remarcar ou – quem sabe? – até mesmo esperar por você. O que não é certo é, mesmo prevendo que vai atrasar, você não avisar. A velha regra da boa educação também funciona aqui: coloque-se no lugar do outro e reflita o quanto é ruim este comportamento.

 

3) Sim, infortúnios acontecem! E se você chegou atrasado, faça um sincero e rápido pedido de desculpas. Se você não costuma atrasar, a outra pessoa entenderá e seu sincero e rápido pedido de desculpas soará respeitoso e racional – não perca mais o tempo da pessoa com uma longa satisfação. Agora, se você é um atrasado compulsivo, a verdade é que uma adversidade soará sempre como uma fuga da autorresponsabilidade. Portanto, um sincero e rápido pedido de desculpas também será o bastante. Sua imagem é um reflexo dos seus atos. Deixe de ser um atrasado compulsivo que as pessoas passarão a apreciar melhor seu pedido de desculpas.

 

4) Anote seu cotidiano, repense as maneiras de fazer as coisas, empenhe-se em mudar as ações diárias que não trazem resultados na sua vida. Exemplo? Quanto tempo você passa na internet ou respondendo a emails? Qual as ações cotidianas que você não precisa fazer e pode delegar para outras pessoas? O que é verdadeiramente importante para gerar sua felicidade e daqueles que estão à sua volta? Reflexões em torno destas perguntas tem ajudado muitas pessoas a melhor decidir sobre como utilizar o tempo.

tempo

5) Já ouviu falar em custo de oportunidade? É uma expressão da Economia que busca explicar o custo de algo em relação a outras oportunidades abdicadas. Vamos trazer isto para o bom uso do tempo: ao gastar seu tempo para algo, você abre mão de outras oportunidades de utilizar deste mesmo tempo. Assim, quem vive atrasado pode, mudando sua ação de forma consciente, focar naquilo que deseja realmente que aconteça. Quer praticar? Que tal se comprometer com a promessa do 5×5? É assim: nos próximos 5 dias, você se compromete a chegar 5 minutos mais cedo em todos seus compromissos.

 

Sei que dia a dia pode levar a você a trabalhar mais, se estressar mais e ao final pensar que rendeu menos do que o esperado. Controle melhor o uso do seu tempo – até porque ninguém controla o tempo! – e você verá que seus resultados vão aparecer. Pense nisso. Bom trabalho. Sucesso!

____________________________________________________________

Semio Timeni Segundo é Mestre em Administração, Consultor Empresarial e Coach

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: