Artigo – Você é sua melhor marca

3

17 de julho de 2013 por Semio Timeni

personal-branding-stamp

Ser feliz não é uma questão de sorte! A vida é feita de escolhas, e as escolhas dos caminhos que você vai trilhar é que podem te levar à felicidade. Por exemplo, quem disse que um garoto pobre Natalense, criado no bairro de Lagoa Seca, não poderia ser um empresário bem sucedido, um empreendedor de sucesso e um palestrante reconhecido em todo o Brasil?

Estou falando do meu amigo Jussier Ramalho, top 10 em qualquer lista contendo os melhores palestrantes do nosso país (em 2011, no. 3 na relação do site Palestrantes.com, vencendo nomes como Bernardinho do vôlei e FHC). Vez ou outra tomamos um café em torno de uma conversa agradável e inteligente, onde recebo de Jussier lições apuradas sobre a vida e de como é preciso escolher bem os caminhos em busca da felicidade.

Mas as lições que quero aqui registrar não foram-me ditas apenas nas nossas conversas animadas. Também as aprendi no seu livro “Você é sua Melhor Marca” (ed. Elsevier), best seller com mais de 100.000 cópias vendidas.

consejospersonalbrading1

Adoro este título – também do nosso artigo de hoje! De cara, a primeira lição: cada um de nós constrói uma “marca” por onde passa!! Jussier corrige o velho ditado que diz “quem não é visto não é lembrado”. O correto para ele é “nem todos que são vistos são lembrado”. Aí é que entra sua marca, sua pegada, como uma impressão, forte e duradoura, na vida das pessoas com as quais você se relaciona!

Por isso Marketing Pessoal não se resume a roupa que você veste ou a maneira como você se expressa. Isso tem mais a ver com a forma do que com o conteúdo! Marketing Pessoal tem uma ligação mais forte e eloquente com o que verdadeiramente existe de bom em cada um de nós, de mostrarmos sim, uma boa imagem, mas uma imagem que reflita quem verdadeiramente somos!

Para Jussier, é inconcebível um profissional viver de cara amarrada ou de mal humor. Otimismo sempre! Vontade de viver, disposição de aprender, determinação em perseguir seus sonhos, entusiasmo e fé são marcas registradas de uma pessoa que deixa sua passagem pela vida!

brandingpowerblog-300x168

Se você é ranzinza e reclama de tudo, como esperar que as pessoas gostem de você ou queiram sua companhia? Infelizmente vemos muito isso no dia a dia… Na média, as pessoas tendem a valorizar o negativo, trazendo muitas vezes para si o papel de coitadinho… Fuja disso! Entenda que otimismo é importante para a autoconfiança, e essa é uma das características fortemente presente nas pessoas empreendedoras! Acredite em você, mas com humildade para reconhecer os erros e aprender com eles!

Outro traço forte de construção da própria marca, nas palavras de Jussier, é a empatia, ou seja, a capacidade de compreender o outro. E para existir empatia, você precisa ouvir mais que falar, tornar-se verdadeiramente interessado no que o outro tem a lhe dizer. A empatia é sempre benvinda no contexto das relações humanas! Diria até – com a permissão do meu amigo – que a empatia é uma característica presente nas pessoas que deixam sua marca, como ele!

Enfim, o livro é uma verdadeira aula de um mestre na arte de viver! São muitas lições que não caberiam neste espaço, mas não poderia encerrar sem falar de um dos ensinamentos que Jussier compartilha em seu livro e que está sempre presente nas nossas conversas: a questão de se ter metas claras na vida! Metas desafiantes, mas realistas; objetivos possíveis, que lhe deem motivação para conquistar seus sonhos! Se Marketing Pessoal é construir uma marca, tudo começa com o que você quer para sua vida!

Por isso que concluo com uma pergunta de Jussier: “quais são suas metas? Já parou para escreve-las? Se ainda não fez, eis aqui um bom momento para começar”. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

_____________________________________________________________

Semio Timeni Segundo é Mestre em Administração, Consultor Empresarial e Coach

 

3 pensamentos sobre “Artigo – Você é sua melhor marca

  1. Braulio Lopes disse:

    Muito bom!

  2. Eduardo Lopes disse:

    Excelente texto. Desperta-nos para o óbvio, nem sempre tão claro.
    Blog muito bom, com certeza o incluirei em meus favoritos e entrará na minha rotina de visitas diárias.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: