Artigo: 3 motivos para empreender

Deixe um comentário

7 de julho de 2013 por Semio Timeni

122614743396102IMG

 

Eu tenho visto diversos potenciais empreendedores que não desenvolvem este sonho de ter seu próprio negócio. A verdade é que não deixar fluir este lado empreendedor causa muitas vezes decepção com si próprio, como se estivesse fazendo algo contra a sua natureza. Você já se sentiu assim?

A verdade é que a dúvida, o medo, faz parte do ser humano na sua essência. Diria até que o medo é fundamental, posto que o temor ajudou à nossa espécie a cuidar de se impor limites e não sair pulando do primeiro penhasco querendo voar! Por outro lado, o imobilismo pelo medo não faz parte do ser humano! Imaginem, caminho contrário, se no primeiro relâmpago tivéssemos nos trancado numa caverna?

Assim, o medo deve ser um aliado a nos questionar, mas nunca uma ancora a nos impedir de navegar nos mares do nosso sonhos. Por isso, aqui vão três motivos para você empreender.

big numbers leave little to chance

1) Maior liberdade no tempo: sim, no início a empresa precisará muito de você! Todo negócio, como gosto de comparar, é como uma criança recém-nascida, precisa de atenção, carinho e cuidados para se desenvolver. Porém isto se reverte com o tempo, permitindo você a criar e liderar uma equipe que possa desenvolver suas atividades tão bem ou melhor do que você, lhe permitindo uma maior independência nas prioridades que você quer dar ao seu tempo. Mais tempo para a família, para hobbies como viajar ou estudar, enfim, ser dono do próprio negócio trás maior liberdade para decidir o que é que eu quero fazer da minha vida.

idéia-negocios

2) Independência financeira: não estou falando de ser milionário ou coisa parecida. Até porque o que entendo por independência financeira pode variar para você, concorda? Por outro lado, seja qual for o montante, sempre teremos mais independência financeira sendo empreendedores! Mas atenção: nunca confundir as finanças da empresa com as finanças pessoais! Infelizmente não são raros os casos de empreendedores que  sacrificam o próprio patrimônio investindo tudo na empresa. É como um apostador que não sabe a hora de parar. O inverso também é importante, pois não é sadio retirar dinheiro da empresa sempre que desejar. Levando estes pontos em consideração, o que mostram os especialistas é que ser empreendedor torna a pessoa mais independente financeiramente.

shutterstock_939452111

3) Fazer seus próprios caminhos: liberdade e independência, palavras que fazem parte dos tópicos anteriores, ajudam a entender este tópico. Ser empreendedor é ser mais livre, mais independente para escrever sua própria história! E liberdade é outra característica inerente ao ser humano, desde a mais tenra idade, quando o bebê busca soltar a mão do adulto e caminhar sozinho. Depois as amarras da vida convidam a ficar parado na zona de conforto. A autorrealização passa pela fuga da zona de conforto e a certeza que se está buscando dar o melhor de si na vida!

Se os assuntos acima falam ao seu coração, coloque sua cabeça para pensar: será que não está na hora de empreender? Entenda que empreender não tem idade, não tem sexo e não tem limites! Se você acredita que pode fazer mais da sua vida, empreenda!

Como já ensinava o pai da psicanálise, o austríaco Sigmund Freud, “É escusado sonhar que se bebe; quando a sede aperta, é preciso acordar para beber”. Será que não está na hora de acordar para empreender? Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: