Artigo – Michael Porter quebrou

Deixe um comentário

27 de junho de 2013 por Semio Timeni

michael-porter-2

Michael Porter quebrou. Sim, a empresa de um dos maiores Mestres da Administração do nosso tempo entrou com um pedido de falência no dia 8 de novembro de 2012. A notícia narra que um dos maiores especialistas mundiais em estratégia competitiva, professor da Harvard Business School e criador do Modelo das Cinco Forças, viu sua empresa, a Monitor Group, ir ao chão no ano em que ela completa 30 anos.

Alguns poderiam afirmar: viu aí, que engodo? Não é capaz de salvar a própria empresa e quer ensinar outras empresas a crescer!

O que acho? Uma grande bobagem!! Primeiro que não se pode alcançar os acontecimentos em torno do Monitor Group  sem entender o contexto por trás de tudo.

Segundo, quem disse que as lições ensinadas por Porter – e comprovadas durante décadas na prática de milhares de empresas em todo o mundo – perdem a preciosidade porque sua empresa quebrou? E, o mais relevante: na cultura americana, a experiência de passar pela falência de uma empresa é muitas vezes bem visto pelo mercado.

Pois é… Na mais avançada sociedade capitalista do mundo, passar por uma experiência de “bankrupt” (bancarrota, termos proveniente do italiano bancarotta, ou “banca quebrada”) na empresa – ou mesmo na vida pessoal – é vista como uma prova de maturidade onde o empreendedor sai mais fortalecido e preparado para as intempéries do Mercado. É assim, por exemplo, nas empresas de tecnologia: quando um empreendedor apresenta uma proposta de negócio para um fundo de investimentos, tão importante quanto a boa ideia são as experiências anteriores do empreendedor. E ter quebrado anteriormente traz um bom conceito a seu favor!

falencia

Por que? Ora, além da experiência, de cara se tem uma pessoa persistente, que nunca desiste! Que apesar dos sufocos da vida, não fica parado reclamando dos outros, da sorte ou seja lá do que!! Uma pessoa que, como diz o poeta, “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”!!

Quer uma coisa certa nesta vida? Você vai cair!! Não entenda-me mal, não estou lhe rogando praga… Eu vou cair, todos vamos!! Afinal, cair não é uma questão de escolha!! Mas levantar e seguir em frente é!!!

E, se prestar bem atenção, cair faz parte da sua vida desde que você ousou dar os primeiros passos, lá atrás, quando criança. Daí vem a maior constatação de experiências como a de Porter: o mundo precisa de pessoas ousadas, que não tenham medo de cair! A humanidade só chegou onde chegou graças aos homens e mulheres que ousaram se arriscar, que por isso até caíram, mas que não desistiram de seguir em frente!

Infelizmente no nosso país em muitos casos ter passado por um processo de falência ainda traz um peso muito ruim… Contudo, quantos não são os grandes exemplos de empreendedores que passaram por insolvência e deram a volta por cima? Um caso recente? Silvio Santos, que teve o seu Banco Panamericano fechado. Ele precisou dar todas as empresas do seu grupo em garantia, arriscando o patrimônio de uma vida. Resolvida a situação, com o banco repassado para nova administração, o que vemos é um sorridente empreendedor divulgando as novas empresas que abriu desde então.

Encerro lembrando uma história que me contaram de um empreendedor de sucesso, numa oportunidade em que ele se apresentava para um grupo de outros empresários.

–       Oi, meu nome é José, e eu já quebrei uma vez. Desculpem!!Errei… Eu nunca quebrei!! Quem quebrou foi a empresa!! Dessa experiência eu no máximo trinquei: as cicatrizes ficaram como aprendizado para a vida!!

E nunca esqueça: se não existe possibilidade de fracasso, não existe possibilidade de sucesso! Ousar desafiar seus limites é uma das maiores qualidades do ser humano! Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!!

 

Semio Timeni Segundo é Mestre em Administração, Consultor Empresarial e Coach.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: